Mesmo ainda reconhecido como uma das maiores redes sociais do mundo, o Facebook no Brasil, no ano de 2020, perdeu a sua posição de líder no quesito de plataforma mais acessada no país.
![Redes Sociais: Quais são as mais usadas no Brasil](https://etus.com.br/blog/wp-content/uploads/2020/04/Redes-Sociais-Quais-sao-as-mais-usadas-no-Brasil-001-1-scaled.jpg)
Freepik
Essa rede foi ultrapassada pelo YouTube que, nos últimos tempos, era conhecida como uma rede de conteúdo de vídeos. Porém o YouTube, recentemente, começou a incentivar a migração de contas do Gmail em sua plataforma de acesso para permitir mais interatividade entre os seus usuários.
O acesso ao vídeo com informações tem se tornado numa grande tendência em todo o mundo e isso explica o comportamento das pessoas que, cada vez mais, acessam vídeos, assinam canais e seguem produtores de vídeos que são tratados como influenciadores digitais.
Outras redes como Twitter, Instagram e Linkedin ainda mantêm as suas importâncias no dia a dia dos brasileiros, dependendo do perfil do usuário e das necessidades que cada tipo de rede pode atender no dia a dia corrido das pessoas na comunicação digital.
As plataformas digitais de relacionamento são uma tendência já consolidada em diferentes mercados de mídia e na convivência social dos tempos atuais.
Considerando essa tendência, pessoas e empresas podem e devem investir em estratégias de conteúdos nas principais redes digitais como forma de direcionar suas mensagens para o público certo.
Neste artigo falaremos sobre as redes digitais de relacionamento mais acessadas no Brasil e o impacto dessa utilização.
As redes sociais no Brasil
Nos anos 2000, o brasileiro começou a se acostumar com o uso das redes sociais a partir do extinto Orkut. Entre os anos 2005 e 2015, o YouTube era apontado pelos especialistas como uma rede de conteúdo, porém nos últimos anos a plataforma de vídeo mais popular do Brasil e do mundo tem permitido a interação entre usuários e canais.
Dessa forma, além de ser apontada como uma plataforma de conteúdo, o YouTube ganhou similaridades de rede de relacionamento onde os usuários podem comentar, curtir, compartilhar links e administrar o seu próprio canal.
Mas, assim como ocorre em outros países, o uso dessas plataformas de comunicação no Brasil é muito utilizada para a pesquisa e troca de informações, compartilhamento de conteúdo e contato comercial.
Presença
A presença dessas plataformas entre os brasileiros é muito forte e segue as tendências de comportamento e de estratégia de mercado prevista também nos esforços do marketing digital.
São plataformas que melhoram o relacionamento entre as pessoas, entre pessoas e marcas e entre instituições. Elas são muito usadas para informação, relacionamentos e geração de dados de comportamento.
São milhares e milhares de usuários em todo o Brasil, e bilhões de usuários em todo o mundo, considerando somente as principais plataformas como Facebook, Twitter e Instagram.
Porém, segundo as pesquisas recentes, o Facebook permanece em primeiro lugar no quesito de usuários ativos que, em certas mensurações é diferente do número de usuários cadastrados.
A lista de 2019/2020
A seguir apresentamos a lista de plataformas de relacionamentos que mais foram acessadas por usuários ativos na taxa de milhões. Mesmo no quesito de usuários ativos, a tendência é a do YouTube ultrapassar o Facebook e se consolidar ainda mais como a rede ou plataformas mais popular do Brasil.
Essa escalada do YouTube está acontecendo também em outros países, como Japão, EUA, Alemanha e até nas Filipinas, veja a seguir a lista.
Rede social – Usuários ativos em milhões
Rede Social | Usuários Ativos |
2,271 Bilhões | |
Youtube | 1,9 Bilhões |
1,5 Bilhões | |
Facebook Messenger | 1,3 Bilhões |
WBXIN/WeChat | 1,083 Bilhões |
1,1 Bilhões | |
803 Milhões | |
QZone | 531 Milhões |
DOUYIN/TikTok | 500 Milhões |
Sina Weibo | 446 Milhões |
330 Milhões | |
330 Milhões | |
Douban | 320 Milhões |
303 Milhões | |
Baidu Tieba | 300 Milhões |
Skype | 300 Milhões |
Snapchat | 287 Milhões |
Viber | 260 Milhões |
250 Milhões | |
Line | 194 Milhões |
Fonte: DataPortal Statistics 2019
As redes sociais mais usadas no Brasil
A seguir apresentamos as principais plataformas usadas pelos internautas brasileiros. Cada rede de relacionamento digital apresenta características próprias e diferenciais em seus processos de uso.
Enquanto que o Instagram proporciona a publicação de fotos e vídeos curtos, o YouTube permite a veiculação de vídeos de diferentes durações e até mesmo transmissão ao vivo mais profissionalizada.
É importante conhecer as características de cada plataforma para entender o comportamento de cada internauta perante as tecnologias e serviços oferecidos.
1 – YouTube
Ao pé da letra, o termo “YouTube” significa “você no vídeo”, e desde 2005 essa plataforma de vídeos se tornou na mais popular do mundo, principalmente, depois que foi comprada pela gigante Google.
No ano de 2019, no quesito de usuários cadastrados, o YouTube ultrapassou o Facebook como a mídia mais acessada pelo internauta brasileiro. Podemos confirmar que mais de 90% dos internautas brasileiros estão inscritos nessa plataforma.
No YouTube existem canais com mais de 50 milhões de inscritos e milhares de horas veiculadas de vídeos que são acessados diariamente.
Seja através do PC, laptop ou smartphone o ato de acessar vídeos se tornou mais fácil. A disseminação de conteúdo no formato de vídeos está cada vez mais forte.
2 – Facebook
Dentre as maiores redes sociais do Brasil e do mundo, o Facebook também é velho de guerra, surgiu também nos anos 2000 e se consolidou com muita força nos anos 2010.
Presente na segunda posição entre as principais plataformas de relacionamento social do Brasil, em todo o mundo ele possui mais 2,2 bilhões de contas de usuários ativos. No Brasil, são cerca de mais de 130 milhões.
Nos últimos tempos, o Brasil se tornou no terceiro principal país nesta rede atrás dos EUA e a Índia.
O Facebook é versátil, permite compartilhar textos, imagens e vídeos. Além dos perfis pessoais permite a criação de páginas profissionais a serem usadas por pessoas físicas ou empresas.
Apresenta oportunas ferramentas para as áreas de negócios, além de proporcionar conhecer outras pessoas e manter relacionamentos com amigos e familiares.
3 – WhatsApp
Você pode estar se perguntando: “o que o whatsapp está fazendo nesta pesquisa?”
Para muitos profissionais de marketing, o conceito de plataforma digital de relacionamento social está indo muito além do conceito existencial das redes ultra sociais.
Ou seja, se uma determinada plataforma permite o acesso e compartilhamento de informações de uso pessoal ou empresarial, ela pode ser considerada como uma plataforma social, mesmo que não tenha a mesma estrutura de timeline e bloco de imagens que o Facebook e o Twitter projetam para o usuário.
Inicialmente, o WhatsApp é uma ferramenta de comunicação instantânea que nos anos 2010 superou o uso do falecido MSN e do Skype.
Nos dias atuais, todos os brasileiros, praticamente, possuem um smartphone com esse aplicativo instalado para conversar com os amigos, trocar arquivos e não depender somente das tradicionais ligações telefônicas.
4 – Instagram
Esse aplicativo é reconhecido como um dos primeiros a serem lançados para serem utilizados exclusivamente em smartphone, considerando que a sua arquitetura para PC não permite a realização de postagem.
![Redes Sociais: Quais são as mais usadas no Brasil](https://etus.com.br/blog/wp-content/uploads/2020/04/Redes-Sociais-Quais-sao-as-mais-usadas-no-Brasil-002-scaled.jpg)
Freepik
Muito usado em dispositivos móveis, foi comprado pelo Facebook em 2012 e desde então cresceu ainda mais permitindo migrar uso de contas entre as duas plataformas.
Atualmente, além da postagem de fotos, o aplicativo permite postar vídeos, fazer lives, fazer perguntas, enquetes, vídeos em sequência e o uso de GIFs.
No ano de 2018, tivemos o lançamento do IGTV, e no ano de 2019, o do Instagram Cenas, meios que permitem a produção e veiculação de vídeos.
5 – Facebook Messenger
Mesmo correndo o risco de perder o seu reinado para o YouTube, o Facebook está quase em todas. O seu aplicativo original de conversa instantânea também cresceu muito nos últimos anos.
Esse aplicativo foi incorporado ao Facebook em 2011 e depois individualizada no ano de 2016.
Tornou-se num aplicativo que ajuda a acelerar a conversa dentro e fora do Facebook, permitindo responder às conversas de modo mais rápido.
6 – Twitter
O passarinho azul sofre ameaças de seus concorrentes, mas continua vivo e voando graças às trocas de notícias e à presença de celebridades políticas como Barack Obama e Donald Trump.
Personalidades da política brasileira também se fazem presente nas timelines do Twitter e ajudam a gerar engajamento nessa rede.
Essa rede surgiu nos anos 2000 com ferramentas muito limitadas que não permitiam nem sequer postar uma imagem. Porém, com o surgimento de plugins e com a própria evolução do Twitter que, atualmente, permite até postar vídeos, essa rede alcançou o seu auge no ano de 2009.
Nos dias atuais, ele é usado como segunda tela acompanhando os compartilhamentos oriundos do YouTube e do Facebook.
7 – Linkedin
Estamos falando de uma rede social dedicada para profissionais, empresas e empresas de recursos humanos.
Essa rede cresceu muito no Brasil por permitir a troca de contatos profissionais, nessa rede as pessoas não buscam fazer amigos e muito menos compartilhar fotos de festas, mas visam criar conexões com empresas e outros profissionais.
As comunidades do Linkedin permitem, por exemplo, reunir interessados sobre diferentes assuntos em comum.
Muitas empresas usam o Linkedin para selecionar e recrutar profissionais, principalmente, quando publicam as suas vagas em aberto em suas páginas oficiais.
8 – Pinterest
O Pinterest é uma das plataformas de relacionamento social mais acessada e conhecida no Brasil e no mundo. É um mural de imagens e legendas que podem servir de inspiração para diferentes situações.
Nessa rede, os temas mais recorrentes são os de moda, maquiagem casamento, comportamento, gastronomia, viagens, arquitetura, modo de vida, entre outros.
9 – Skype
O antigo MSN foi extinto pela Microsoft, e a própria empresa ao comprar o Skype decidiu eleger o Skype como seu principal aplicativo de conversa instantânea com transmissão de vídeos e ligação telefônica.
![Redes Sociais: Quais são as mais usadas no Brasil](https://etus.com.br/blog/wp-content/uploads/2020/04/Redes-Sociais-Quais-sao-as-mais-usadas-no-Brasil-003-scaled.jpg)
Freepik
Além das ligações gratuitas, o usuário pode comprar créditos para fazer ligações mais longas e ligações para outras regiões do mundo.
10 – Snapchat
Esse aplicativo também é antigo e tradicional e já foi muito popular entre os adolescentes no Brasil e no mundo. Ele perdeu terreno para as inovações do Instagram, mas ainda é muito procurado.
Ele permite postar e compartilhar imagens, fotos, vídeos e texto para aplicativos móveis (mobile).
Ficou muito conhecido por postar o conteúdo e depois o conteúdo ser apagado automaticamente, o uso de conteúdo efêmeros referidos como snaps foi uma sensação nos anos 2010.
Foi o Snapchat que criou o conceito de “stories” atualmente muito utilizado no Facebook e Instagram. O Facebook já tentou comprar a empresa várias vezes, mas nunca conseguiu.
A importância das redes sociais
Neste artigo, falamos sobre as principais plataformas de relacionamento social do Brasil e do mundo, sempre devemos lembrar sobre a importância dessas plataformas no relacionamento das pessoas e no posicionamento das marcas em relação ao mercado atual.
São meios que permitem a comunicação e o acesso pleno entre as pessoas e as empresas. São meios que facilitam o contato, a exposição de produtos e marcas e incentivam as curtidas, os comentários e os compartilhamentos de postagens.
Conclusão
Portanto, o Brasil já está consolidado como um dos principais mercados para essas plataformas no mundo. O público brasileiro é conhecido como um dos mais ativos na internet.
Essas redes sociais são muito eficientes para consolidar a comunicação para pessoas e empresas.
Nos dias atuais, até mesmo empresas nascentes começam a formar mercados a partir de páginas no Facebook e Twitter com o meio de formação de leads (público abrangente) e de clientes.
São plataformas importantes para qualquer objetivo. Para as empresas pode ajudar a tornar uma empresa ou marca mais conhecida. Porém, é importante utilizar as ferramentas certas e as estratégias bem direcionadas.
No Brasil, essas plataformas são oportunas para todos os tipos de objetivos. Neste artigo, ressaltamos a presença das principais redes na vida dos brasileiros e o recente crescimento do YouTube.
Mas, mesmo com o crescimento do YouTube, todas as principais plataformas são ainda importantes dependendo da necessidade de cada pessoa e dos objetivos de cada estratégia de marca e produto presente nas empresas e em projetos institucionais.
Sendo assim, conhecer essas plataformas e o seu uso entre os brasileiros, ajuda a definir comportamentos e as tecnologias para melhores iniciativas de comunicação e relacionamento. Vale a pena conhecer o uso dessas plataformas em nosso país reconhecendo o potencial de utilização no dia a dia.