Quando pensamos em jornadas logo vem à mente a Lumena, né? Mas você já parou pra pensar o que isso pode ter a ver com a conversão, marketing e vendas? Não sei se ela autorizou a publicação desse texto, mas vamos lá! ????
Muitas vezes a jornada do cliente é desconhecida por muitas empresas, gerando retrabalho, falta de foco no que realmente importa e dificuldade na geração de conteúdo de valor. Esse conceito se refere à experiência de compra completa do seu consumidor, desde o primeiro contato com a sua marca até o pós-venda. Trata-se de um mapa baseado em diferentes fases, onde cada uma delas exige abordagens diferentes.
Não entender o caminho que seu cliente percorre para adquirir o seu serviço ou produto pode afastá-lo ou até mesmo desviá-lo de chegar na negociação final. Imagina você utilizar um GPS ou um mapa (para aqueles que são mais experientes), sem a devida escala ou sem saber onde é o leste e oeste ???? Caminhar sem direção não te faz chegar a lugar algum, pra quem não sabe o destino, qualquer lugar serve!
Por outro lado, saber onde o seu futuro cliente quer chegar e o caminho que ele irá percorrer é essencial para o sucesso do seu negócio. Só assim você o conduzirá para uma jornada que faça sentido, com propósito e sem perder tempo, pois, se não tem lógica pra ele, você não perde energia tentando convencê-lo a seguir nessa negociação.
A jornada a princípio pode parecer um verdadeiro labirinto, ela é um caminho, às vezes, incerto. Nesta estrada, existem obstáculos e até mesmo pedras, mas quando você mapeia a jornada do cliente, conhece o trajeto a ser seguido, cada curva, cada obstáculo, não há surpresas, não há dúvidas, você confia em cada passo e em cada avanço. Ou melhor você guia o seu possível consumidor.
Entender o trajeto, as dificuldades, lhe ajudará a deixar esse caminho com sinalizações corretas, que facilitem a descoberta, o problema, a solução, a compra e o pós-venda.
Anote aí as 4 etapas pelas quais todo cliente passa:
- Descoberta
- Problema x Solução
- Conversão
- Fidelização
A descoberta da sua marca é essencial nessa jornada, por isso, você deve investir na divulgação da empresa e principalmente no engajamento da audiência.
Você sabe o quanto é importante que ele descubra que você existe? Nesse primeiro contato é necessário informar e educar esse consumidor e não valorizar um apelo comercial tão forte.
O que muitos consideram uma coisa ruim pode ser a salvação do seu negócio, problema nada mais é que uma oportunidade para oferecer uma solução, pois um não existe sem o outro, identificá-lo e tocar nessa ferida traz a tona o senso de urgência, um dos gatilhos mentais de suma importância, mas não é disso que se trata, estamos falando de identificar se o cliente tem essa dor e não criá-la.
Chega o momento tão esperado, onde o seu futuro cliente reconhece que sua empresa é a solução para as suas dores, e a conversão do lead em cliente de fato ocorre. Vale ressaltar, que essa conquista acontece apenas quando o possível consumidor confia no seu produto ou serviço e nesse momento é importante ter uma oferta matadora.
Sabemos que todo esse ciclo mesmo sendo mapeado de ponta a ponta só fará sentido se depois de converter esse cliente você conseguir fidelizá-lo. Por isso, o pós-venda é o maior desafio da jornada do cliente, pois nesse momento toda a estrutura do seu negócio será testada na prática.
Por fim, vale ressaltar que os consumidores evoluem e mudam com o tempo, por isso, é preciso reconhecer que seu relacionamento e a jornada de compra, fazem parte dos resultados que você quer atingir, dessa forma é necessário realizar modificações quantas vezes forem necessárias.
Para dar os próximos passos, veja como manter os seus clientes atuais!