10 dicas para montar uma agência de marketing digital
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10 dicas para montar uma agência de marketing digital?

Tem uma “eugência”, trabalha como freelancer ou como contratado de uma empresa, mas tem o desejo de escalar o negócio ou montar uma agência de marketing digital? Dê uma pausa nas atividades ? e presta atenção neste artigo!

Atuando no ambiente online, as agências de marketing digital tem como principal objetivo desenvolver estratégias que promovam marcas na internet, utilizando ferramentas de acordo com as metas do negócio.

Vamos apresentar neste artigo 10 dicas super importantes para quem tem o desejo de investir nesse mercado, confira!

10 dicas para montar uma agência de marketing digital

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1- Defina quais serviços irá oferecer! 

Para um momento e reflita: O que você vende BEM e que traz RESULTADOS?

É expert em criação de conteúdo, gestor tráfego, atua mais com um nicho específico? 

Reflita sobre estes pontos para definir o que você vai oferecer para o cliente final!

Atualmente, as agências de marketing digital oferecem diversos tipos de serviços, entre eles:

  • Produção de conteúdo;
  • Planejamento estratégico;
  • Gestão de redes sociais (Instagram, Facebook, TikTok, LinkedIn);
  • Tráfego pago;
  • Criação de vídeos institucionais;
  • Criação e administração de sites e e-commerce;
  • Desenvolvimento de apps;
  • Design;
  • Criação de infoprodutos;
  • Produção de branding, entre outros.

Existem empresas que atuam com um determinado serviço, outras que investem em planos completos, ou ainda aquelas que são mais “nichadas” para um tipo de negócio, como por exemplo, saúde, e-commerce, moda, arquitetura, entre outros.

No entanto, o que diferencia uma agência de marketing digital da outra, é a forma como isso é feito! 

Porém, há espaço no mercado para todos, desde que haja planejamento e conhecimento sobre o negócio que se pretende investir.

Por isso, comece oferecendo serviços que você já entregou bons resultados, aqueles que tecnicamente você tem familiaridade. 

2- Monte uma equipe

Para alcançar bons resultados, o ideal é começar com uma equipe enxuta e depois ir escalando conforme as necessidades. Sendo assim, quanto mais serviços a sua agência de marketing digital oferecer, mais especialistas sobre essa atividade você irá precisar.

Procure ter um gestor de marketing, um designer, um analista e um assistente, de preferência com um conhecimento prévio sobre a área de atuação, pois, isso irá contribuir e muito, para o sucesso do negócio!

3- Defina e desenhe a jornada do cliente

Crie um documento com todos os caminhos possíveis que o seu cliente irá percorrer desde o primeiro contato com a sua agência de marketing digital até o pós-venda.

Isso incluí:

  • Como será o método de prospecção?
  • Como será o processo de onboarding? Quem irá realizar? Como será apresentado? O que será solicitado para o cliente?
  • Como o atendimento será feito? Por whatsapp? E-mail? Sistema de automação?
  • Como será o dia a dia de suporte? Quais serão os prazos para retorno ou entrega?
  • Como serão as reuniões? 

Por mais que estas informações possam ser óbvias, desenhar e alinhar as expectativas são fundamentais para corrigir rotas, alinhar as metas do negócio e atingir os resultados. 

Quer aprender mais detalhes para criar uma jornada do cliente eficaz? Clique aqui, agora mesmo!

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4- Elabore um framework dos processos

Construa frameworks de processos que vão reunir em um só local todas as atividades da sua agência de marketing digital, ou seja, qual é a estrutura de trabalho do negócio.

Quando estas tarefas e funções estão pré-estabelecidas, as pessoas que estão na sua equipe irão executar as atividades de forma única e integrada.

Mas, como isso funciona na prática?

  • Desenhe os fluxos de trabalho, ou seja, verifique quais são as etapas realizadas em cada área da empresa;
  • Defina os responsáveis;
  • Descreva COMO as tarefas devem ser realizadas;
  • Estipule prazos para execução;
  • Veja quais serão os recursos necessários;

Contudo, é necessário ressaltar que o framework também irá contribuir para evitar problemas, corrigir etapas, e gerir riscos com antecedência para agir quando for necessário. 

5- Construa um Branding (marca)

Aqui pode ser até óbvio falar, pois, assim que uma pessoa decide montar uma agência ou investir no marketing digital, a primeira coisa que a gente pensa é no logotipo e na identidade visual.

No entanto, construir uma marca vai muito além disso! É preciso definir o foco, tom de voz, personalidade, posicionamento e cultura!

Se você tem dúvidas de como fazer isso, recomendamos ler esse artigo: Branding: o que é e como criar o seu!

6- Crie um site

Reflita sobre a questão abaixo:

  • Como você quer que a sua agência seja encontrada?

Atualmente, há diversos canais de comunicação digital para divulgar uma empresa, no entanto, o SITE deve existir para assumir a função mais simples de divulgação, deve ser o primeiro ponto de contato do cliente com a sua marca.

É por meio dele que você irá divulgar as informações relevantes sobre o negócio, como produtos vendidos, especialidades, depoimentos de cases, canais de comunicação, ou seja, será o seu cartão de visita digital, similar àqueles dos anos 80 e 90. 

Por isso, capriche no layout, pois a “primeira impressão é a que fica”! 

Não esqueça de comprar um domínio com o nome da sua agência. Pois, isso será de extrema importância na hora de investir em campanhas patrocinadas e na busca orgânica.

7- Faça tráfego pago

Você já deve ter ouvido falar por aí sobre agências de marketing digital que cresceram organicamente através de indicações e novos serviços, não é verdade?

Mas, eu tenho uma notícia para te dar: nem sempre a indicação vai chegar! 

Pois, por mais que o seu serviço seja excelente, a indicação não é um processo automatizado e escalável, você depende das pessoas e isso pode se tornar “saturado” em algum momento.

E se o seu desejo é fazer a agência de marketing digital crescer é preciso INVESTIR em tráfego pago. 

Para isto, define uma verba que caiba no seu orçamento desde os primeiros clientes da agência e crie um processo de prospecção.

Veja a seguir algumas dicas que separamos para te ajudar nesse momento:

  • Foque em um nicho por vez;
  • Segmente o público de acordo com esse nicho de mercado;
  • Invista primeiramente no canal (facebook, instagram, google) que fizer sentido para a sua estratégia;
  • Teste criativos diferentes;
  • Calcule o ROI (Retorno sobre o Investimento a partir do tempo de permanência do cliente na sua agência).

8- Invista em networking e cursos de atualização

Busque participar de cursos, eventos e workshops com especialistas nos mais diferentes setores: tráfego, conteúdo, gestão, customer success, enfim tudo o que envolva esse mercado.

Esse tipo de investimento irá contribuir tanto para adquirir novos conhecimentos que irão favorecer os seus resultados, quanto na criação de um networking com profissionais que podem se tornar clientes ou parcerias. Pense nisso! ?

9- Legalize a sua agência de marketing digital

Para evitar problemas tributários, contratar funcionários e até mesmo garantir futuros benefícios previdenciários, será necessário regulamentar a sua agência de marketing digital.

Atualmente, as modalidades para legalização deste tipo de serviço são: MEI (Microempreendedor Individual), ME (Microempresa), EPP (Empresa de Pequeno Porte),  Eirele (Empresa individual de responsabilidade limitada), LTDA (Sociedade Empresária Limitada, entre outros.

No entanto, para fazer a escolha certa será necessário solicitar a ajuda de um contador para te orientar nesse momento. 

Lembre-se que vocẽ precisará de um CNPJ para emitir notas fiscais de serviço para os seus clientes, por isso, esse passo é fundamental para o crescimento da sua empresa. 

Além disso, ter a empresa regularizada atribui mais credibilidade para os seus futuros clientes, o que também pode se tornar uma vantagem competitiva no mercado. 

10 – Encontre as ferramentas certas para a rotina de trabalho

E para otimizar a rotina de trabalho de todos da agência, é preciso contar com ferramentas práticas e simples. Nesse quesito, a Etus pode te ajudar!

Afinal, a plataforma conta com diversas funções para ajudar na gestão de agências de marketing digital, entre elas podemos citar:

  • Agendamento de posts para Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn, Youtube, Pinterest, Tumblr, Google My Business, TikTok;
  • Impulsionamento para Facebook e Instagram direto no painel da Etus;
  • Workflow para gerir as demandas e até solicitar aprovação com o cliente;
  • Captação de leads;
  • Análise de SEO e Instagram;
  • Relatórios completos e personalizados, entre outros.

Se você não conhece a Etus, clique aqui e cadastre-se grátis! 


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