Se você trabalha com marketing digital, provavelmente já ouviu falar em humanização do perfil, mas afinal o que isso? Como fazer? É sobre isso que vamos falar neste artigo!
O processo de humanização trata-se de uma forma de produzir conteúdos que tragam o “lado humano” da marca, visto que as pessoas estão nas redes sociais para criar conexões e até se distrair, e geralmente, não gostam de observar apenas vitrine ou posts extremamente institucionais, ou seja, criar publicações que envolvam indivíduos e histórias.
Essa técnica tem como principal objetivo aproximar a relação e identificação com a audiência, fazendo com que esse público possa se tornar futuramente um cliente.
No entanto, muitos acreditam que essa estratégia é uma superexposição da vida íntima ou pessoal. Mas, essa ideia está totalmente equivocada. Humanizar o perfil não é postar foto do churrasco em família e muito mais que isso!
É utilizar a EMOÇÃO, EMPATIA e ÉTICA para criar conteúdos que possuem histórias e revelam que atrás de cada atividade há um ser humano por trás dela.
Mas, não existe uma fórmula mágica, para cada empresa e segmento há características que podem ser utilizadas, no entanto, algumas estratégias podem ser eficazes para todos os públicos.
Veja a seguir algumas dicas que separamos para vocês:
1- Conte quais são as suas maiores inspirações e mentores de jornada.
2- Mostre os bastidores de cada atividade da sua empresa.
3- Fale sobre as suas vulnerabilidades e erros, revelando é claro, o que aprendeu com eles.
4- Mostre a sua equipe, as pessoas que fazem a empresa funcionar e produzir os resultados que os clientes esperam.
5- Compartilhe suas histórias e conquistas.
6- Converse com as pessoas! Abra caixinhas de perguntas para ver as dúvidas ou opiniões dos seus seguidores sobre um determinado assunto. Responda essa interação, de preferência com vídeos.
7- Utilize a sua imagem sempre que possível. Faça algumas fotos com poses diferentes para aplicar em posts de conteúdo informativo.
8- Responda sempre os comentários, menções, stories e afins.
9- Crie um tom de voz, ou seja, um jeito de construir os textos que revele as características e personalidade da sua marca.
10 – Que tal uma dose de humor? Use memes que estejam de acordo com a sua estratégia de conteúdo.
11- Acompanhe as grandes marcas nas redes sociais. Geralmente há bons exemplos para se inspirar e ter ideias criativas.
12- Crie um AVATAR! Esse tipo de mascote chama muita atenção do público, e pode ser usado em diferentes tipos de conteúdo.
13- Não se esqueça dos vídeos! Além de ser o formato queridinho do momento, eles ajudam a criar proximidade e identificação com o público.
14- SEJA REAL e AUTÊNTICO! Não tente imitar alguém ou algo que você não é, mostre seu diferencial, valores e propósitos.
15- Mostre coisas que você gosta como: livros, filmes, séries, comidas, hobbies, entre outros.
16- Tudo na vida precisa de equilíbrio! Por isso, nada de mostrar a sua intimidade demais.
17- Publique o feedback de algum cliente. Isso ajuda a passar credibilidade e confiança.
18- Demonstre solidariedade de forma sincera. Apoie causas que tenham relação direta com a sua marca, ou que você realmente se interessa e deseja contribuir.
E aí, qual destas atividades você já colocou em prática? Comenta aqui ??
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