Vamos imaginar comigo, você sempre teve aquele desejo em empreender, mas sempre deixou de lado. Trabalhou a vida inteira para terceiros, em empresas que não te deixavam satisfeita e menos ainda, feliz. Até que chegou uma pandemia, que te fez mudar a rota. Abriu uma loja de roupa que não deu certo, tentou vender até cosméticos, mas mesmo assim não rolou.
E hoje se frustra porque não sabe por onde começar novamente.
Sei que esse cenário te remete algo, pode ser sua história ou até de alguma conhecida sua.
Todo esse processo desgastante te impede de chegar ao oceano azul de oportunidades que estão na sua frente. Pois bem, isso acaba aqui, chegou a hora de entender quatro pontos essenciais para o seu negócio. Confira:
1- Você precisa saber onde quer chegar!
Eu sei que parece óbvio, mas muitos negócios ficam à deriva exatamente por não ter um norte para se guiar. Não importa quantas empresas você crie, sem direcionamento, todas vão se perder.
É aí que entramos na parte de autoconhecimento, não há sucesso sem se planejar. Então, a partir de agora, tenha muito forte na sua mente:
- Qual é o meu mercado? Dentre essas opções que existem em negócios, qual você gosta de trabalhar? Por exemplo: Moda.
- Saiba qual é o seu nicho, dentro de uma área sempre terá algo que se identifique mais. Por exemplo: Moda Plus Size.
- Para quem quer vender? Construa uma pessoa com detalhes, isso vai te encaminhar a falar melhor no seu nicho.
2- Tenha uma especialidade clara
Como no exemplo anterior, para gerar vendas e impactar quem você deseja, é necessário saber o que fazer na área. Então deixe claro para o público com o que trabalha, como por exemplo: Moda Plus Size Minimalista.
Com isso, ficará mais fácil gerar autoridade, porque você sabe do que está falando. A boa empreendedora, tem clareza do que deseja e sabe bem como ajudar as pessoas com a missão do negócio.
3- Estruture bem a sua Marca Pessoal
Sei que estamos criando uma amizade agora, mas pode escrever ou até salvar esse artigo para me mandar depois lembrando que:
O principal diferencial das marcas nos próximos anos será a Marca Pessoal.
Isso porque, os rostos aumentam a familiarização com a empresa, o que faz o cliente confiar ainda mais no seu negócio para comprar.
Mas calma, a Marca Pessoal é muito além do que uma selfie nas redes sociais. É uma gestão da sua imagem, relacionando quem é com a reputação que os clientes têm sobre você.
Como iniciar essa estruturação estratégica com a Imagem?
Saiba que imagem quer transmitir: faça uma lista de como quer que sua marca seja vista, por exemplo: marca elegante. Então, para fazer isso, terá que trazer elementos na sua vestimenta e em todo seu perfil nas redes sociais, para elevar o nível de consciência do público.
Trabalhe sua presença no digital, mostrando diariamente sua visão sobre seu nicho, com: experiências, bastidores, dicas, posicionamento e escolhas.
4- Trace um bom planejamento semanal
Saber se planejar é a chave para que consiga organizar seu negócio por inteiro. Pois, a maioria das empreendedoras só ajustam aquilo que está sendo feito por encomendas, deixando de lado toda a parte de criação e logística de lado.
Até que tudo vira uma grande bola de neve!
Por isso, crie o hábito de se planejar:
- Faça uma planilha no Excel ou no Trello, pontuando as tarefas de cada dia;
- Dê atenção às redes sociais, saiba o que vai postar em cada uma e já deixe tudo encaminhado;
- Dê espaço para falhas, na nossa rotina estamos suscetíveis a erros. Por isso, é ideal que inclua atrasos, para que também possa ter um plano B;
- Inclua um período de descanso, o Burnout é uma doença séria que leva ao esgotamento profissional. Então, separe momentos para descansar.
Por último, sempre se lembre que o sucesso é um processo. Só de criar seu negócio e já se dispor a melhorar, é incrível.
Uma marca memorável é aquela que também é humana, cada vez mais procuramos autenticidade nas empresas. Deixe que seu público encontre a sua.
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