Considerada como a maior rede social profissional do mundo, o LinkedIn possui só no Brasil aproximadamente 50 milhões de usuários. Em busca de negócios, recolocação, aperfeiçoamento e até branding, a produção de conteúdos dentro da plataforma aumentou significativamente nos últimos anos, com uma média de 60%.
Quer conhecer alguns recursos do LinkedIn que podem potencializar ainda mais a sua carreira, então vem com a gente!
1- Alerta de vagas
Antes de mais nada é necessário mencionar que o LinkedIn não substitui o currículo tradicional, mas ele pode ser uma excelente vitrine para o mundo corporativo.
Com um perfil atualizado e detalhado, o usuário tem ótimas oportunidades para criar conexões importantes.
Desta forma, para encontrar oportunidades de trabalho, vale a pena acompanhar a seção “vagas” e conferir as postagens no feed. Mas, se você deseja ser mais rápido do que os seus concorrentes, vale a pena criar um ALERTA DE VAGAS.
Através desse recurso do LinkedIn, o usuário pode cadastrar palavras-chave para ficar por dentro das oportunidades que possam lhe interessar. É possível também cadastrar a sua empresa dos sonhos e ficar de olho nas vagas que aparecem por lá.
Habilitando essa função, a plataforma irá enviar uma notificação para a sua conta.
Para acionar essa função, basta:
1- Acessar o LinkedIn e fazer o login na plataforma.
2- Clicar na aba “Vagas” que aparece no canto superior da plataforma.
3- Em seguida, digite a palavra-chave que deseja configurar o alerta.
4- Após a pesquisa, selecione em “Configurar alerta”.
5- Pronto! Clicando em “alertas de vagas” no menu à esquerda. É possível gerenciar todos os alertas que foram criados, clicando no link do Lápis.
Em seguida, uma nova tela de configuração irá aparecer.
Nesse momento, será possível editar: a frequência de alertas, canais para notificação e autorização para receber notificações de vagas semelhantes. E, se desejar, é possível também excluir o alerta.
Vale ressaltar que este tutorial também pode ser feito via mobile no app do LinkedIn e o processo de inclusão é semelhante.
2- Certificados
Outra forma de se destacar entre os concorrentes na plataforma é adicionando CERTIFICADOS. Você pode inserir documentos que comprovam a sua graduação, pós-graduação ou até cursos livres.
Este recurso do LinkedIn ajuda a atrair empresas, recrutadores e até negócios.
Para adicionar o certificado, siga o tutorial abaixo:
1- Acesse o LinkedIn e faça o login na plataforma.
2- Em seguida clique em “Eu” e depois em “visualizar perfil”.
3- Depois selecione a opção >> Adicionar seção do perfil
4- Selecione a opção >> “Recomendado” e depois clique em “Adicionar licenças e certificados”.
5- Preencha as informações necessárias e clique em salvar.
6- Prontinho! Após essa etapa, o certificado ficará disponível para visualização no perfil inicial do usuário.
Assim como o tutorial acima, este recurso também pode ser adicionado no seu perfil via mobile, no app do LinkedIn, e o processo de inclusão é semelhante.
3- Recomendações
Outro recurso do LinkedIn que pode potencializar ainda mais o seu perfil, são as RECOMENDAÇÕES de conexões.
Estas avaliações podem ser feitas de forma espontânea ou solicitadas para os amigos conectados com o perfil, ou seja, aqueles que você adicionou ou aquelas pessoas cujo convite você aceitou para se conectar.
Sendo assim, você pode solicitar essa recomendação para colegas de trabalho, clientes, gestores, colegas de graduação ou cursos, entre outros.
No entanto, não há limites para os depoimentos, e quanto mais melhor!
As avaliações ficam disponíveis no perfil e podem ser visualizadas por qualquer pessoa.
Veja a seguir como fazer uma recomendação para uma conexão:
1- Acesse o LinkedIn e faça o login na plataforma.
2- Localize o perfil da pessoa que você deseja escrever a avaliação. Em seguida, clique em “Mais” (desktop) ou “três pontos” (mobile).
3- Selecione “Recomendar”.
4- Preencha as informações solicitadas e clique em “enviar”.
Vale ressaltar que é possível editar ou excluir uma recomendação enviada, a qualquer momento. E o destinatário também pode ocultar o depoimento tocando no ícone “lápis” dentro da seção “recomendações”.
Agora se você deseja solicitar uma recomendação para alguém, veja o tutorial a seguir:
1- Acesse o LinkedIn e faça o login na plataforma.
2- Localize o perfil da pessoa que você deseja escrever a avaliação. Em seguida, clique em “Mais” (desktop) ou “três pontos” (mobile).
3- Selecione “Solicitar recomendação”.
4- Preencha as informações solicitadas e clique em “Enviar”.
4- Cursos
O LinkedIn Learning nada mais é do que um ferramenta da plataforma que oferece trilhas de aprendizagem para usuários que desejam se capacitar.
Os CURSOS disponíveis são divididos em categorias tais como: atendimento ao cliente, ciência de dados, desenvolvimento de software, finanças e contabilidade, liderança e gestão, marketing entre outros.
Em alguns casos, estes conteúdos são divididos pelo nível de dificuldade: iniciante, intermediário e avançado. E muitos deles oferecem certificados que potencializam ainda mais o seu perfil profissional.
No entanto, para usar este recurso do LinkedIn é necessário ter um perfil Premium ou realizar a assinatura exclusiva do Learning. Neste caso, a cobrança pode ser realizada mensalmente ou anualmente.
Além disso, se você é empreendedor ou trabalha no setor de recursos humanos, que tal investir no seus funcionários e oferecer esse benefício para eles?
Isso mesmo! Qualquer corporação pode contratar um plano “team” na plataforma e oferecer a capacitação para seus colaboradores.
Para isto, o administrador da conta pode distribuir os cursos de acordo os conteúdos, equipes e interesses, e a partir disso fazer a integração na plataforma.
E quem investe no time, lucra em resultados, não é verdade?
Gostou desse artigo? Outro conteúdo que também pode ser útil pra você é esse: Como criar uma LinkedIn Page?