Ebook é uma abreviação do termo em inglês Eletroni book, que em tradução direta, significa “livro digital”. Sendo assim, ele pode ser visualizado em qualquer aparelho eletrônico como: tablet, computador, smartphone ou e-reader (que é um dispositivo criado especialmente para este conteúdo, como por exemplo o Kindle).
Elaborado para os mais diversos nichos de mercado, tanto de ficção como de não-ficção, esse tipo de conteúdo precisa ser fluído e simples aos olhos, ou seja, ter um layout e estilo de fonte que possui uma boa visualização em aparelhos digitais e facilite a leitura.
Os ebooks de não-ficção geralmente apresentam um tema central que são divididos em capítulos e possuem imagens, infográficos e diversos tipos de recursos visuais que prendem a atenção do leitor.
Esse tipo de conteúdo tem ganhado cada vez mais popularidade, principalmente, pela transformação digital ocorrida nos últimos anos. Onde as empresas e influencers começaram a enxergar no ebook uma boa forma de divulgar a sua marca, aumentar a audiência e ainda obter recursos financeiros.
Você sabia que o faturamento com livros digitais cresceu 115% num prazo de 3 anos? Curioso, não é verdade!
Por isso, se você ou sua empresa tem grande conhecimento sobre um determinado tema, saiba que você pode transformar esta experiência em um produto digital que pode lhe trazer diversos benefícios.
Quer saber quais são eles, veja o tópico a seguir!
Quais são as vantagens do ebook?
Se você está com dúvidas, se realmente vale a pena produzir um ebook para distribuir ou vendê-lo na internet, confira a seguir quais são as vantagens desse tipo de material para uma empresa ou profissional.
Custo de produção baixo
Os livros físicos geralmente são mais caros porque possuem custos de impressão e distribuição. No ebook isso não acontece, dessa forma, a produção torna-se mais econômica para quem a cria.
Portabilidade e Escalabilidade
Eles podem ser distribuídos de forma simples e rápida, através da internet para qualquer lugar do Brasil e até do mundo. Dessa forma, o conteúdo se torna democrático e pode ser consumido assim que a aprovação do pagamento ou o preenchimento do formulário é feito, em casos de livros digitais divulgados gratuitamente.
Para escalar a entrega destes materiais, o produtor do conteúdo pode contar com diversas ferramentas, como: Hotmart, Eduzz e Amazon.
Estas plataformas auxiliam todo o processo, desde a otimização das vendas, até as formas de pagamento e depósitos e ainda podem te ajudar na divulgação, entre outros recursos.
Pode ser usado como recompensa e instrumento de venda
O ebook também pode ser usado como uma “recompensa” para o lead. Mas, como assim?
Quando a empresa opta por elaborar e distribuir um material para a sua base de contatos, esse recurso torna-se uma isca perfeita para gerar novos prospects. Isso porque, quando uma organização produz um conteúdo aprofundado sobre um tema, além de ajudar a resolver uma “dor” do cliente, ela acaba ganhando autoridade e credibilidade no assunto.
Nestes casos, a distribuição do ebook precisa ser feita de forma gratuita e através de uma landing page específica.
O consumidor que recebe esse material, geralmente procuram por seus serviços ou produtos, assim que precisarem, pois ele confia na sua marca por tê-lo ajudado.
Nova fonte de renda
E se você está procurando uma nova fonte de renda é expert em um determinado assunto, porque não criar um ebook sobre ele e aproveitar para ganhar dinheiro com esse material?
Nesse caso, você precisará reunir dados, pesquisas e é claro as suas habilidades e experiências pessoais para criar um material completo.
Atualmente, vemos diversos produtores de conteúdo trabalhando integralmente na criação de ebooks ou profissionais e empresas que ganham uma renda extra com este tipo de material.
Quem pode criar um ebook?
Você pode estar se perguntando, será que consigo produzir um ebook?
A resposta para essa pergunta é DEPENDE!
Se você gosta de escrever e tem facilidade em fazer pesquisas e reunir dados, essa tarefa vai ser simples para você, no entanto, vai exigir tempo e dedicação.
Lembre-se também que será necessário diagramar o layout do material. Se você não tem familiaridade com softwares de edição de imagens, o mais indicado é contratar um designer para te ajudar com isso!
Faça uma reunião com este profissional, mostre seu logo, identidade visual, referências, tudo o que puder ajuda na construção de ebook.
Mas, se você preferir, é possível contratar um produtor de conteúdo ou agência digital para elaborar o ebook para a sua empresa de acordo com um briefing pré-estabelecido.
Passo a passo para criar um ebook
Agora, se você preferir colocar a mão na massa, acompanhe a seguir o tutorial que preparamos para te ajudar, confira!
1º – Conheça a sua persona
Entenda quais são as características do público-alvo que você deseja atingir.
2º – Defina um tema
Lembre-se que aqui você deve avaliar assuntos que são de interesse do seu público e que são do seu conhecimento, ou seja, estão relacionados com o seu nicho de atuação e experiência.
É necessário destacar que independente do tema, este material precisa ser interativo, atrativo e despertar o interesse da persona que vai realizar o download.
3º – Desenvolva uma boa pesquisa
Mesmo que você já tenha um conhecimento sobre o tema assunto do ebook, na hora de elaborar o conteúdo de forma completa, é necessário realizar uma pesquisa ampla em diversos tipos de materiais, como: notícias, artigos científicos, estudos de caso, livros, podcasts e vídeos.
Nesse momento, é necessário ficar atento para não divulgar informações que estejam desatualizadas.
4º – Separe os assuntos por tópicos
Tudo na vida começa com uma boa organização, e na elaboração de um ebook não poderia ser diferente. Dessa forma, liste todos os assuntos que você irá aplicar no texto de forma ordenada, como por exemplo:
Capítulo 1 – Esportes para crianças
1.2 – Atividades ao ar livre
1.3 – Natação
1.4 – Futebol
1.5 – Lutas
Capítulo 2 – Importância do esporte para crianças
2.1 – Importância no desenvolvimento
2.2 – Importância para evitar doenças
2.3 – Importância para a escola
Dessa forma, você irá criar um “esqueleto” do seu ebook.
5º – Elabore o texto
Agora chegou a hora de colocar todo o seu conhecimento e pesquisa no papel, ou melhor na tela do computador.
Vale destacar que mesmo que seu ebook seja rico em recursos visuais, a parte escrita será a mais importante do seu material, é ela que irá garantir autoridade e reconhecimento no assunto.
Planeje um horário para fazer isso, sente-se de forma confortável e escreva! Aqui não fique preso a tamanho, registre tudo o que você considera importante para cada tema descrito anteriormente.
Depois de concluir a construção de todo o texto, revise e de preferência leia em voz alta para analisar erros de concordância, compreensão e linearidade, ou seja, o tradicional: COMEÇO, MEIO e FIM.
E aproveite esse momento para excluir os excessos de texto ou ideias repetitivas.
6º – Desenvolva o layout
Agora chegou a hora de soltar a criatividade e criar o visual do ebook. Aqui, o principal objetivo é deixar o conteúdo atrativo aos olhos do público.
Diante disso, será necessário definir o tipo de fonte, espaçamento, posição do texto, quantidade e tamanho das imagens, utilização de infográficos, tamanho do subtítulo, entre outros fatores que vão interferir na estética do material.
Além disso, será necessário escolher também qual o tipo de formatação o seu ebook vai ter, ou seja, qual será o tipo de arquivo que será utilizado para salvar o arquivo final.
Existem diversos formatos disponíveis, tais como: EPUB, MOBI, AZW ou IBA.
No entanto, o PDF é o mais conhecido e popular no mercado, devido a sua compatibilidade com diversos dispositivos.
7º – Revise
Lembra aquela professora chata de português que você tinha na escola?
É exatamente esse papel que você precisa assumir nesse momento. LEIA o ebook do começo ao fim, veja se existe algum erro de gramática que passou despercebido, se em alguma formatação houve quebra de palavra, separação errada, ou qualquer outra falha que possa comprometer a qualidade do seu material.
Faça isso com muita calma e cuidado!
9- Crie uma landing page
Após a elaboração do material será necessário criar um processo automatizado, onde após o lead preencher um formulário, ele receberá o arquivo por email ou download.
Lembrando que aqui, estamos falando de ebooks gratuitos que são criados para promover uma marca e aumentar o banco de dados.
Depois dessa etapa, será possível nutrir esse lead com email marketing divulgando os seus produtos, eventos e até novos conteúdos, para que além da venda gere relacionamento com esse consumidor.
Se você optar por comercializar o ebook, este é o momento de escolher qual plataforma você irá hospedar o material para que os interessados possam adquiri-los.
Se você quiser aprender mais sobre a criação de landing pages, clique aqui!
8º – Divulgue
Tudo pronto e finalizado, chegou a hora de colocar a boca no mundo e sair espalhando o seu ebook por todo lado.
Faça conteúdo para as suas redes sociais divulgando o material. Crie email marketing, banner no seu site, e se possível invista até em campanhas patrocinadas, seja no Google ou nas mídias sociais, isso irá contribuir para atingir uma audiência nova e gerar excelentes resultados.
Vale ressaltar que muitas dicas apresentadas acima servem tanto para quem deseja criar um ebook de forma individual quanto para marcas que preferem contratar um especialista para ajudar na elaboração.
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