Timão e Pumba, Batman e Robin, sabe aquelas duplas inesquecíveis que trabalham juntas e alcançam excelentes resultados? É exatamente isso que vai acontecer, ou melhor, já está rolando por aí, com a parceria entre metaverso e marketing digital.
Mas, o que isso quer dizer? Como esse cenário vai impulsionar o mercado? É sobre isso que vamos falar nesse artigo, vem com a gente!
Frequentemente, observamos a adoção de tecnologias que abrem caminhos para novas soluções e realidades, mas poucas revolucionaram hábitos e costumes. E o metaverso provavelmente irá provocar isso.
Este universo que une o melhor do mundo físico com o digital, irá contribuir com a transformação das relações entre pessoas e marcas, e para atrair esse novo consumidor, as estratégias de marketing digital precisarão mudar.
Uma pesquisa realizada recentemente pela agência Wunderman Thompson apontou que 93% dos entrevistados concordaram que a tecnologia é o futuro. E 76% dizem que a sua vida cotidiana depende deste recurso, sendo que 52% atestam que a sua felicidade está diretamente atrelada a ela.
Além disso, é possível notar que os consumidores estão ansiando por experiências ricas e envolventes. Desempenhando um papel cada vez mais ativo na definição e posicionamento de uma marca.
Com a implementação do metaverso haverá novas oportunidades para explorar os ambientes e divulgar produtos ou serviços, rompendo barreiras geográficas e criando um consumo mais imersivo e interativo.
Os consumidores poderão criar avatares (representação fictícia em 3D) para viver neste universo. E este ambiente digital poderá contar com lojas virtuais que oferecerão itens específicos para este local ou produtos que possam ser adquiridos para o mundo físico. E isso já foi aplicado por algumas marcas até o momento!
A Ralph Lauren, por exemplo, apostou na criação da Winter Scape, uma área de experiências que possui patinação no gelo e compras de roupas da coleção de 1990 da marca, através da parceria com o jogo Roblox.
Qual o futuro do metaverso e do marketing digital?
Essa pergunta vale um milhão, ou melhor, milhões de dólares ou bitcoins!!
Não podemos dizer que esta realidade estará predominante em um curto espaço de tempo, mas a médio/longo prazo, os especialistas alertam que essa tecnologia estará muito mais próxima do que se imagina.
Dessa forma, as marcas que chegarem primeiro com certeza irão atingir os melhores resultados quando a tecnologia estiver mais popular e madura.
Por isso, muitas empresas começaram a testar o ambiente virtual como estratégia de marketing digital.
O banco Itaú, por exemplo, lançou recentemente uma ação chamada #2022EmUmaPalavra e transportou a iniciativa para o metaverso, visando chamar a atenção do público gamer para a campanha da empresa. A iniciativa começou a ser veiculada na Cidade Alta RP, o maior servidor brasileiro de GTA.
Outro exemplo, é a marca Gucci, que vendeu a versão original da bolsa Dionysus, na plataforma do jogo Roblox, no valor de US$4.115, preço maior do que a versão física do produto, surpreendente não!!
Mas, você pode estar se perguntando, como tudo isso irá impactar na minha estratégia de marketing digital?
Apesar de tudo isso parecer muito distante do seu negócio, é necessário para um momento e refletir como encaixar estas novas tendências na divulgação da empresa, o famoso “pensar fora da caixa”, sabe?
Visto que os tipos de experiências que as marcas podem criar são ilimitadas!
Contudo, vale ressaltar que o metaverso apresenta diversos tipos de oportunidades no marketing digital, tais como:
- Impactar a jornada do cliente;
- Alcançar novos públicos;
- Promovem experiências inesquecíveis;
- Incentivam a criação de conteúdo através dos defensores de marca;
- Potencializam a inclusão, diversidade e representação, visto que as pessoas criam as suas próprias experiências e são o centro dos seus próprios mundos digitais, ao invés de artistas famosos como nas publicidades atuais.
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