Cuidar do estoque, financeiro, logística, funcionários e ainda administrar as redes sociais, é muita coisa para um único empreendedor (a), não é verdade?
E, se você chegou a esta reflexão, provavelmente deve estar precisando do auxílio de outra pessoa para gerir a sua estratégia digital. Mas, em seguida, surge a dúvida, agência ou equipe interna? Qual a melhor para a minha empresa?
Pega um café e leia este artigo, pois ele foi feito para te ajudar a decidir isso!
Antes de mais nada, é necessário avisar que NÃO existe a escolha certa, pois, o que irá determinar essa decisão é uma variedade de fatores tanto externos quanto internos. Confira!
Vantagens e desvantagens da agência
Agências digitais são empresas especializadas que atuam em plataformas online para buscar a melhor solução para os seus clientes.
Elas geralmente são compostas por diversos profissionais que trabalham na sua expertise de atuação, entre eles, normalmente estão: designer, criador de conteúdo, social media, gestor de tráfego, web designer, editor de vídeo, desenvolvedor e especialista em atendimento.
As principais atividades desenvolvidas por estas empresas são: análise de mercado, criação de estratégia de marketing, geração de leads, análise de dados e criação e gestão de conteúdos.
A cobrança da agência geralmente é feita de acordo com os serviços prestados, sendo que algumas oferecem propostas personalizadas e outras possuem pacotes pré-definidos.
Atualmente, a produção de terceiros é praticada por boa parte das marcas que investem em marketing digital, principalmente porque elas não possuem estrutura para cuidar de tudo internamente.
Para te ajudar na escolha, selecionamos a seguir as principais VANTAGENS em contratar uma agência, confira:
- Terceirizar se torna muito mais viável do que contratar (melhor custo-benefício), a não ser que sua proposta seja maior em termos de volume e você esteja disposto a produzir tudo internamente.
- Planejar e executar um plano de marketing geralmente exige bastante preparo e tempo, fatores que poucas empresas estão dispostas a empregar.
- Contratando a agência, não será necessário investir em ferramentas para o desenvolvimento de trabalho, visto que ela já possui o acesso a tais recursos.
- Maior possibilidade de escala. Com o sucesso e crescimento da sua empresa, novas atividades serão necessárias para atingir as metas, e isso pode gerar contratempos quando a estratégia é desenvolvida internamente. Afinal, contratar novos funcionários e estruturar novas ações exige tempo e recursos. E se você tem contrato com uma agência, ela apenas irá adaptar o orçamento e serviço de acordo com a sua necessidade.
Confira a seguir algumas DESVANTAGENS em contratar uma agência:
- Não possuem experiência com o dia a dia do seu nicho de atuação. No entanto, atualmente é possível encontrar empresas segmentadas que já conhecem um pouco sobre determinados setores, como: saúde, tecnologia, moda, gastronomia, entre outros.
- Quando você contrata uma empresa para cuidar da sua estratégia, não espere que ela tenha total disponibilidade de tempo para atender aos seus pedidos, visto que ela possui processos de trabalho e horário de expediente.
- As agências nem sempre conseguem personalizar o conteúdo, pois , os profissionais envolvidos estão fora e não absorvem a cultura da empresa com tanta facilidade.
- Prazo maior para criação de projetos e/ou alterações. Neste caso, ao contrário do que acontece no time interno, o relacionamento da empresa com a agência geralmente é feito com apenas uma pessoa e não o responsável por cada ação. Por isso, o mais comum, é que este profissional entre em contato com um gerente de conta, que por sua vez, solicitará o desenvolvimento da atividade aos responsáveis, tornando o processo mais longo.
Contudo, vale destacar que alinhar as expectativas e as formas de comunicação com a equipe, logo na contratação é fundamental para alcançar bons resultados com uma agência digital.
Vantagens e desvantagens da equipe interna
Na agência interna ou marketing in-house, como também é conhecido, os colaboradores são contratados pela própria marca para desenvolver e executar uma estratégia de marketing exclusiva.
Muitas empresas preferem esse tipo de trabalho, no entanto, para aplicá-lo é necessário ter um estrutura para receber estes funcionários, sem esquecer da inclusão de processos e da necessidade de separar uma verba tanto para contratar os funcionários quanto para investir em mídia paga.
Dentre as principais atividades que devem ser desempenhadas por essa equipe interna, podemos citar: cuidar e atualizar o site/blog da empresa, produzir e gerir o conteúdo para as redes sociais, administrar campanhas de mídia paga, criar estratégias de inbound marketing, elaborar newsletters, promover eventos, gerir e acompanhar os resultados das atividades.
Assim como nas agências digitais, para criar uma boa equipe interna, será necessário contratar profissionais especializados na área, tais como: social media, gestor de tráfego, redator de conteúdo (de preferência com conhecimento em SEO), designer, desenvolvedor e coordenador de marketing, para gerir o time.
Em alguns momentos especiais ou tarefas independentes, ainda será possível contar com a ajuda profissionais freelancers, como por exemplo, na organização de um evento. Mas, o acompanhamento da sua equipe interna, será fundamental para manter tudo funcionando da melhor forma possível.
Abaixo listamos algumas VANTAGENS da equipe interna de marketing, confira:
- Maior controle e agilidade das atividades.
- Os colaboradores pertencem a empresa, dessa forma, fica muito mais fácil eles aprenderem sobre os produtos e/ou serviços oferecidos.
- Mais aproximação com o “brand” e “tom de voz” da marca.
- Análise mais frequente e próxima dos resultados.
No entanto, este tipo de modelo também apresenta DESVANTAGENS, veja a seguir quais são elas:
- Nas equipes internas, a possibilidade de ter demandas excessivas, geralmente é maior, principalmente, pelo fato de precisar atender todas as áreas da empresa, como RH e comercial, por exemplo.
- Custos com ferramentas para desenvolvimento do trabalho.
- Despesa maior visto a necessidade de contratar diversos profissionais para atender todas as demandas.
- Para manter as estratégias atualizadas com o que está sendo utilizado no mercado, algumas vezes, será necessário investir na capacitação destes profissionais.
Dicas para garantir uma boa escolha
Ainda está com dúvidas sobre qual decisão tomar? Confira mais algumas dicas que separamos para você fazer uma boa escolha:
- Seja cuidadoso na escolha de quem irá cuidar da sua estratégia digital;
- Pesquise bem sobre os profissionais ou empresas selecionadas, peça de preferência portfólios e cases de sucesso;
- Indique a sua expectativa com a realização deste trabalho;
- Fique atento aos contratos (principalmente às letras miúdas);
- Mostre a sua empresa de forma clara e objetiva, explicando sobre os produtos ou serviços oferecidos, a cultura, o público-alvo e os objetivos de pequeno, médio e longo prazo.
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