Uma das maiores dúvidas de quem trabalha com vendas pela internet é como atrair novos clientes. Afinal, não é só criar um e-commerce que o seu negócio será reconhecido ou que ele terá milhares de acessos todos os dias.
Para conseguir atingir o sucesso nas vendas, é necessário dedicação, paciência, estudo e, claro, ferramentas que auxiliem nessa etapa.
Por isso, nesse post você aprenderá a usar uma dessas ferramentas a seu favor. Mas, antes disso, você precisa entender a diferença entre tráfego orgânico e tráfego pago. Vamos lá!
Tráfego orgânico x tráfego pago
O tráfego orgânico é o volume de pesquisas do seu e-commerce adquirido sem investir qualquer quantia de dinheiro para isso. Essas pesquisas são feitas através de mecanismos de busca online e não dependem de anúncios.
Trabalhar com tráfego orgânico é importante para aumentar a autoridade da sua marca e sua visibilidade, assim como a confiança do público nos seus produtos. É uma ótima estratégia para quem quer ter um negócio de sucesso a longo prazo.
Para auxiliar no controle do tráfego orgânico do seu negócio, ferramentas como Google Search Console e Google Analytics são essenciais.
Já o tráfego pago entrega melhores resultados a curto prazo, sendo os acessos obtidos pelo seu e-commerce via anúncios pagos. Dessa forma, você tem um retorno rápido, pois pode impulsionar suas campanhas e peças de divulgação nas redes sociais.
O “problema” do tráfego pago é que os anúncios exigem pagamento prévio, então você deve investir dinheiro antes mesmo de conquistar qualquer resultado. Para seguir esse caminho, é extremamente necessário ter uma boa margem de recursos para não comprometer o seu negócio.
Para controlar o tráfego pago do seu e-commerce, use ferramentas como Facebook Ads (essa opção também engloba o instagram) e Google Ads.
Qual a melhor alternativa para um e-commerce?
Mesmo que o tráfego pago possa gerar resultados com mais agilidade e facilidade, ele não é tão acessível quanto o tráfego orgânico, que requer tempo, paciência e diversas otimizações para entregar uma boa resposta. Ele não traz resultados imediatos e precisa de melhorias contínuas para funcionar.
O tráfego pago, por sua vez, tem um alcance superior, permitindo que o público que será impactado com seus anúncios seja definido.
Nesse caso, o ideal é optar por um trabalho que inclua tanto o tráfego orgânico quanto o tráfego pago. Dessa forma, você consegue equilibrar uma estratégia com bons frutos a curto e longo prazo.
Mas, atenção: as duas alternativas exigem tempo e dedicação para darem certo. Portanto, estudar sobre elas deve ser algo frequente na sua rotina, ao menos que você contrate uma agência especializada para isso.
Agora que você sabe o que significam tráfego orgânico e tráfego pago, chegou a hora de falar sobre suas relações com as redes sociais!
Como alcançar mais pessoas com as redes sociais
Quem não marca presença nas redes sociais tem poucas chances de prosperar com seu negócio. Instagram, Twitter, Facebook e YouTube são indispensáveis para encontrar novos clientes e manter os atuais.
No Brasil, mais de 130 milhões de pessoas utilizam o Facebook e 95 milhões o Instagram. O WhatsApp também pode ser um grande aliado, com mais de 120 milhões de usuários somente no nosso país.
O TikTok e o Kwai também são ótimas ferramentas para as lojas que querem melhorar as vendas.
Então, trabalhe com diferentes redes sociais e conecte-as para alcançar ainda mais pessoas.
Mantenha a naturalidade
É preciso ter atenção a um detalhe muito importante: pessoas tendem a se conectarem com outras pessoas.
Por isso, construa um relacionamento saudável com seus clientes compartilhando histórias, batalhas, motivações, objetivos e conquistas.
Tenha em mente que, no futuro, ao cometer um erro, as chances de recuperar a imagem da sua marca serão ainda maiores, visto que seus clientes já terão conhecimento do seu histórico.
Provoque interações com seus seguidores
Sempre deixe brechas para quem segue suas redes sociais, seja com perguntas, pesquisas, sorteios ou demais ações que possam gerar curtidas, comentários e compartilhamentos. Isso pode ajudar a aumentar o engajamento da sua marca.
Também é possível criar conteúdos patrocinados nessas redes, o que pode aumentar seu público e direcionar essas pessoas para outras páginas da web (sites, landing pages ou blogs).
As parcerias também são importantes para o crescimento das redes sociais. Trabalhe com influenciadores e outras marcas para melhorar seu desempenho.
Mas, lembre-se: não adianta ter as redes sociais bombando se sua plataforma não conectar sua loja virtual às redes sociais. Por isso, pesquise as opções do mercado e escolha a certa para o seu negócio.
Instagram: um grande aliado para seu e-commerce
Talvez a rede social com maior engajamento hoje no mundo, o Instagram, pode ser usada tanto de maneira pessoal quanto empresarial. Segundo uma pesquisa de 2021 da Opinion Box, cerca de 84% dos brasileiros com conta no Instagram entravam no aplicativo ao menos uma vez por dia. Além disso, mais de 82% seguiam alguma marca ou empresa.
O uso de links na biografia do seu perfil é importante para os usuários, assim como as hashtags são necessárias para aumentar seu engajamento.
Para crescer nessa plataforma, procure por tags que estejam relacionadas com o seu perfil e não esqueça de interagir com os usuários. Comentários e curtidas são ótimas formas de criar proximidade com essas pessoas.
Um Blog também pode ajudar
Ótimo para quem quer aumentar o tráfego do seu e-commerce, um Blog precisa de um trabalho de SEO com palavras-chave, descrições, links internos e títulos chamativos para se destacar nos buscadores.
Você pode compartilhar conteúdos relevantes sobre o seu negócio para agregar conhecimento ao público. Dessa forma, você mantém uma relação de proximidade com o consumidor que foge do âmbito comercial.
Os Blogs também aumentam a credibilidade da sua loja, pois servem como cartão de visita e permitem a divulgação de ações e produtos da sua marca.
Para ter destaque nos buscadores como Google, Yahoo e Bling, use palavras-chave bem selecionadas e desenvolva ainda mais o tráfego orgânico do seu e-commerce.
Redes sociais como ponte para seu e-commerce na Dooca
Para quem deseja ter um e-commerce de sucesso, a melhor estratégia é usar as redes sociais como ferramentas de apoio para divulgar o seu trabalho. Dessa forma, você constrói uma marca que tem a confiança dos consumidores e consegue ter um negócio profissional e lucrativo.
Com a Dooca, você pode criar um e-commerce com design profissional, atrativo e totalmente otimizado para smartphones, tablets e desktops.
Um e-commerce feito com a Dooca e com o auxílio da Etus no gerenciamento das redes sociais é uma combinação incrível e tem tudo para alcançar o sucesso nas vendas!
Esse texto foi originalmente desenvolvido por Tiago Assis | Redator na Dooca Commerce.