Instagram

Close friends: saiba tudo sobre ele e como usá-lo no seu marketing

O close friends, ou melhores amigos, já é uma funcionalidade muito popular no instagram. Ela foi lançada pelo aplicativo para que os usuários compartilhem cliques diretamente para as pessoas mais próximas.

O Instagram, assim como outras mídias sociais, busca sempre desenvolver funcionalidades diferentes e interessantes para estimular as interações entre usuários e aumentar o engajamento dentro do aplicativo.

Apesar de ser amplamente em perfis pessoais e, inicialmente ter sido criado para possibilitar a divulgação de conteúdo com maior privacidade, também pode ser utilizada por marcas e influenciadores, já que cabe dentro de estratégias de marketing digital. É isso mesmo, ela pode auxiliar empresas e personalidades a aumentar o faturamento de negócios.

Afinal, com esta funcionalidade é possível criar uma lista de potenciais clientes ou consumidores fiéis, para assim trabalhar conteúdos mais personalizados e compartilhar conteúdos exclusivos, como intuito de vender mais e até ganhar dinheiro no Instagram.

Neste artigo, vamos explorar como utilizar oclose friends de forma estratégica para impulsionar vendas. Quer saber tudo sobre como usar a lista de close friends do Instagram nas suas estratégias de marketing? Então, confira o conteúdo a seguir!

O que é close friends?

Resumidamente, podemos dizer que o close friends do instagram, ou amigos próximos, é a funcionalidade do aplicativo que permite segmentação do público na divulgação de conteúdo.

O recurso foi aprimorado desde seu lançamento, em 2018. Fácil de usar e editar, a lista de melhores amigos pode ser configurada em qualquer momento.

Dessa forma, quando um usuário for compartilhar um stories, pode escolher entre as opções de publicação para um usuário específico, para os melhores amigos ou de forma pública, para todos. Assim como stories normais, ficam disponíveis para visualização por 24 horas.

Por isso, dizemos que a publicação pode ser feita de forma segmentada, servindo para, por exemplo, usuários que têm muitos seguidores porém não querem divulgar conteúdos específicos para todos.

Inicialmente foi utilizada mais em perfis pessoais; mas, com o tempo, empresas passaram a aderir a funcionalidade ao seu marketing digital também. Isso porque, justamente pelo quesito de proximidade da ferramenta, ela se torna positivo para aproximar clientes de marcas, cultivar e estreiar o relacionamento entre ambos. O que, a longo prazo, pode aumentar as vendas do negócio.

Assim, o close friends do instagram pode ser utilizado como estratégia de marketing digital de uma empresa para fidelizar o seguidor com seu apelo de exclusividade, com ações como promover para um público selecionado promoções, descontos e conteúdos exclusivos, por exemplo.

Como funciona o close friends?

Utilizar o close friends é fácil, já que é da mesma forma em que compartilhamos uma publicação de stories tradicional. Sua diferença é, como mencionamos, que a publicação fica visível apenas para uma lista selecionada de usuários.

Portanto, para postar um conteúdo nos Stories, seja no close friends ou público, o usuário precisa arrastar a tela principal do aplicativo para a direita, criar o seu post e escolher quem vai recebê-lo.

Ainda, quando publicar conteúdo dentro dessa funcionalidade, os usuários adicionados no seu grupo visualizarão um círculo verde em torno do ícone do seu perfil.

Esse círculo significa que o usuário está na sua lista de close friends, mas ele não consegue descobrir os outros participantes da lista.

Como fazer seu close friends?

É bem fácil! Veja como trazer a ferramenta para sua conta:

  1. Abra o aplicativo do Instagram e depois seu perfil;
  2. Clique na foto no canto inferior direito do aplicativo;
  3. Clique nas três linhas horizontais do lado superior direito;
  4. Entre em “Amigos Próximos”;
  5. Selecione os usuários que você quer na lista de seus amigos próximos;
  6. Depois, clique em “Criar lista”.

Se você deseja remover um usuário da sua lista de melhores amigos, é só clicar em “Remover” ao lado da foto e do nome do perfil. Se desejar apagar a lista toda close friends, escolha “Remover tudo”.

Por que usar close friends como estratégia de marketing?

A lista de amigos próximos do instagram pode ser utilizada como estratégia para impulsionar o marketing digital e vendas da sua empresa. Afinal, sabemos que o aplicativo já é considerado uma rede social importante para marcas que buscam presença digital, bem como atrair consumidores.

Portanto, a ferramenta pode ser útil, já você pode segmentar o seu público-alvo para gerar mais engajamento com a marca. Assim, é possível fidelizar clientes.

Exclusividade da lista de melhores amigos

Nesse sentido, por exemplo, no seu close friends é possível que você compartilhe novidades de produtos da sua loja virtual. Ou, então, você pode divulgar cupons de descontos e novidades da sua empresa em primeira mão, como uma “lista VIP”.

Isso é interessante pois o gatilho mental da exclusividade é importante para  para despertar o desejo do cliente. Além disso, essa exclusividade estreita a relação entre cliente e marca.

Dicas de marketing com o close friends

Agora que entendemos que o close friends pode ser utilizado na estratégia de marketing, vamos colocar a mão na massa. A lista de melhores amigos conta com um grande potencial para a monetização e a divulgação de produtos digitais ou serviços, mas lembre-se de não exagerar para não cansar o cliente!

Confira, agora, outras dicas para aproveitar o máximo do recurso de close friends para vender mais.

1. compartilhe conteúdo relevante e exclusivo

Ofereça algo diferenciado do que os seguidores já encontram na sua página do feed. Então, evite repetir fotos ou vídeos que já estão no story convencional ou feed.

Leia também:

Encurtador de link: melhores opções, como usar, dicas e mais
Bio do instagram: como fazer, dicas e exemplos prontos para você usar

2. Entenda o que seu público quer ver

Como você precisa publicar conteúdo de valor, busque saber o que o público quer. Para fazer isso, é fácil: use recursos de pesquisa oferecidos pelo app.

Utilize recursos como enquetes, pesquisas e votações sobre diversos temas para entender melhor o que os seguidores querem.

3. Ofereça recompensas para o grupo

Além da exclusividade, é importante oferecer vantagens dos usuários estarem lá. Nesse sentido, você pode, por exemplo, oferecer cupons de desconto para o seu produto, amostras grátis, períodos de teste, etc. Deixe claro o valor de fazer parte da sua lista de conteúdos exclusivos.

Leia também:

4. Incentive o engajamento

Se são redes sociais, então é preciso socializar! Isso é muito importante para se aproximar dos clientes e fidelizá-los. Nesse sentido, é importante incentivar curtidas, comentários e reações, por exemplo.

Como monetizar o close friends

Sim, é possível ganhar dinheiro com o close friends se você seguir alguns passos básicos. Porém, a monetização dos melhores amigos do instagram não é feita de forma direta.

Primeiramente, é preciso seguir a estratégia de criação e distribuição de conteúdos exclusivos que já mencionamos. Dependendo do conteúdo, você pode cobrar uma taxa mensal, anual, ou fixa para que os membros da comunidade tenham acesso à sua lista de melhores amigos.

Leia também:

O que você também pode fazer para ganhar dinheiro no instagram com o close friends é:

2) dê muitas dicas

Crie conteúdo para todos, mas deixe dicas exclusivas para seus amigos próximos!

3) ofereça mentorias

Ensine conteúdo exclusivo apenas para aqueles que estiverem na sua lista de amigos próximos.

4) Aborde assuntos de nicho

Se você tem conhecimento sobre determinada área, pode lucrar com isso. Dessa forma, faça com que os seus melhores amigos do Instagram tenham acesso aos seus ensinamentos específicos.

Gostou do nosso post sobre encurtador de link? Então acompanhe nossas redes sociais pelo Instagram, Facebook e LinkedIn, onde sempre postamos mais dicas!

Close friends

 

 

Veja também esses materiais importantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *