Você já se perguntou o motivo de determinadas marcas usarem cores tão específicas em seus produtos ou na divulgação dos seus serviços? Este conteúdo pode auxiliar nessa explicação!
A psicologia das cores é um estudo que busca entender o funcionamento do cérebro humano perante às cores, analisando os sentimentos e sensações que cada uma delas representa ao serem percebidas. Desta forma, ao entender este estudo, é possível compreender as influências que elas têm para determinadas emoções, e então poder utilizá-las da melhor maneira.
Se tratando de marketing, onde os briefings e as campanhas são milimetricamente pensados e desenvolvidos, o uso correto das cores podem ocasionar à melhores métricas e resultados.
Entretanto, para poder aplicar a psicologia das cores na rotina do seu trabalho, é preciso entender melhor a sua funcionalidade, vamos lá?
Qual o significado de cada cor?
Cada cor carrega um peso e um significado diferente. Não basta apenas saber sua importância para a percepção do mundo, também é ideal conhecer o sentimento que cada uma pode despertar.
Um estudo feito pelo No Film School facilita esse entendimento, veja:
- Roxo e Violeta: realeza, nobreza, sabedoria, conhecimento, poder, iluminação, erotismo, sensibilidade, arrogância, mistério.
- Rosa: satisfação, charme, leveza, delicadeza, amor, inocência, saúde, felicidade, romantismo.
- Amarelo: conhecimento, relaxamento, felicidade, otimismo, imaginação, esperança, sabedoria, traição, inveja, engano, doença.
- Branco: proteção, pureza, simplicidade, limpeza, paz, precisão, juventude, humildade, respeito.
- Preto: poder, sofisticação, formalidade, riqueza, estilo, elegância, raiva, mistério.
- Vermelho: paixão, excitação, desejo, força, energia, calor, fogo, ira, raiva.
- Azul: espiritualidade, lealdade, paz, harmonia, confiança, verdade, segurança, limpeza, céu, água, tecnologia, frio.
- Laranja: energia, calor, vibração, humor, equilíbrio, entusiasmo, extravagância.
- Verde: meio ambiente, primavera, cura, calma, autoconsciência, orgulho, saudável, boa sorte, juventude, generosidade, imaturidade.
- Marrom: terra, casa, resistência, simplicidade, confiabilidade, conforto, excitação.
- Ouro: riqueza, grandeza, preciosidade, calor, extravagância.
- Prata: riqueza, elegância, suavidade, tecnológico, diferente, natural, macio.
A psicologia das cores no marketing
Como foi entendido, as cores possuem um papel fundamental na percepção de sensações. Sendo assim, é possível usá-las de forma que permita maior conversão e melhores resultados na sua empresa.
Para as áreas de comunicação, a escolha de cores é um dos passos mais importantes no branding, abordando um conceito criativo que agrega maior valor na identidade visual e linha comunicativa adotada. Mas, para que as cores sejam ainda mais funcionais, é necessário relacioná-las com os ideais da marca, com o que a empresa deseja transmitir, com quais elementos serão utilizados, com o perfil do público, dentre outros fatores.
Quer ver como a psicologia das cores alinhada ao branding faz a sua marca fixar na mente do público?
Se eu te pedir para citar uma marca que usa as cores vermelha e amarela em sua composição, é muito provável que você pense logo em McDonald’ s. Sabe por quê? A cor vermelha é relacionada à paixão e calor, e o amarelo é relacionado a relaxamento e alegria, e ambos significados são pilares da marca, que tem como nome de um dos produtos principais “MC lanche feliz”, e carrega o slogan “I’m lovin’ it”, em português “Amo muito tudo isso”.
Quando o branding da sua empresa se alia com as cores que mais se associam ao propósito da marca, tudo fica mais claro para seu público, facilitando ainda mais uma futura conversão.
Se você tem dúvidas se as cores escolhidas combinarão entre si e com o produto, existem alguns sites que permite criar uma paleta de cores, para uma melhor visualização, entre eles:
- Adobe Color, que possui um círculo cromático, onde você poderá aplicar diversos ajustes para garantir a harmonia desejada.
- Coolors, tem uma interface intuitiva, permitindo criar infinitas combinações diferentes.
- Palettable é o site ideal para manter seu gosto em primeiro lugar. Ele te mostra as cores e pergunta se você gosta ou não dela até completar 5 cores, por fim, sua paleta é gerada através das cores selecionadas.
Mas lembre-se: menos é mais! Não existe cor certa ou errada, apenas não exagere na quantidade de cores para não pesar a mão na criação do seu logo, identidade visual e nem nas suas campanhas. Seja leve!
Agora que você já entendeu o funcionamento da psicologia das cores e como alinhar ao propósito da sua marca, não se esqueça de manter um padrão estético nas suas criações, desde seu site, posts de redes sociais, anúncios, até mesmo mídia impressa. Mantenha a clareza para seu público!
Se quiser entender um pouco mais sobre a psicologia das cores, aqui vai a dica de leitura do livro escrito por Eva Heller, A psicologia das cores: Como as cores afetam a emoção e a razão.
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