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Dia do nutricionista: Dicas para divulgar o seu trabalho nas redes sociais!

Alô nutricionista! Você já deve saber que as redes sociais se tornaram uma ferramenta indispensável para quem deseja atrair mais consultas, seja presencialmente ou online. 

Mas, não adianta sair postando qualquer coisa, é preciso ter uma estratégia e comprometimento com os canais escolhidos, pois assim, você irá demonstrar seriedade e competência para atrair novos clientes. 

Neste artigo apresentamos algumas dicas para você ter um perfil profissional humanizado e que trará excelentes resultados, quer saber como fazer isso? Então, vem com a gente! 

Dia do nutricionista:

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1- Posicione-se! 

Deixe bem claro para o seu seguidor que linha você defende, como: low carb, high carb, detox, funcional, infantil, gestante, emagrecimento, hipertrofia, entre outros.

Isso irá ajudar a conquistar as pessoas que realmente façam sentido para área que você atua, ou seja, contribui no seu funil de vendas para falar “a palavra certa para a pessoa certa”.

2-  Deixe o perfil atraente

A Bio é porta de entrada para o seguidor saber quem você é, por isso, reflita sobre quais informações precisa deixar disponível neste local. Use palavras-chaves que conectam o perfil àquela pessoa e se conseguir deixar uma frase que gere autoridade no assunto, melhor ainda!

E não esqueça de colocar um link direcionável para que as pessoas interessadas possam entrar em contato para marcar uma consulta.

Quer ver mais dicas para criar uma BIO perfeita? Clique aqui agora mesmo!

Dia do nutricionista

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3 – Defina uma identidade visual 

Já tem um logo? Se a sua resposta foi SIM, procure escolher elementos gráficos e uma paleta de cores que harmonize com o símbolo e ao mesmo tempo passe uma sensação de segurança, equilíbrio e paz para os seguidores.

O ideal é contar com a ajuda de um designer para fazer isso! 

4- Atenção com os destaques! 

Crie pelo menos 3 destaques para mostrar para o seu seguidor: 

  • Quem você é? 
  • Onde fica o seu consultório? (de preferência com fotos)
  • Detalhes sobre sua especialidade.

O interessante aqui é sempre postar conteúdos atualizados em formatos diferentes, (imagens e vídeos), para que o seu público-alvo se interesse e engaje com o perfil verdadeiramente. 

Quer saber mais sobre isso? Acesse aqui! 

5- Escolha uma linha editorial

Para que o seu conteúdo tenha um alcance orgânico eficaz é necessário escolher uma linha editorial que faça sentido para a sua persona e para a sua marca pessoal. 

Temas, formatos, layout e até linguagens fazem parte de uma linha editorial bem feita. 

Se o seu público é mais jovem, nada de usar termos muito técnicos ou formais, por exemplo, é preciso usar uma linguagem que gere identificação!

Uma dica de ouro, é estruturar essa estratégia da forma mais natural possível, pois, isso irá passar uma imagem de credibilidade e proximidade que farão muita diferença no engajamento com os conteúdos postados.

Para elaborar uma linha editorial, veja a seguir quais etapas seguir:

  • Defina de forma objetiva o nicho de mercado em que irá atuar;
  • Descreva quais serão os serviços oferecidos;
  • Elabore um estudo de persona! Se você não souber como fazer isso, clique aqui;
  • Crie categorias para o planejamento do conteúdo;
  • Escolha quais reações você quer provocar em um primeiro momento no seu seguidor, tais como: reconhecimento, felicidade, identificação, apoio, incentivo, entre outros;
  • Liste as principais “dores” e dúvidas das pessoas que procuram por este tipo de serviço.
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6- Capriche no conteúdo

Como informamos anteriormente, não adianta sair postando qualquer coisa sem nenhuma estratégia! Por isso, fazer um planejamento do conteúdo é fundamental.

Você pode fazer isso a cada 15 ou 30 dias e quanto mais detalhado esse material for, mais fácil será a produção. 

Para ver dicas de como criar um planejamento eficaz, clique aqui! 

Mas, isso não é tudo! É preciso sair da caixinha e publicar conteúdos diferentes e que realmente sejam de interesse do seu público-alvo.

Para te ajudar a se inspirar, separamos a seguir algumas temas que podem ser interessantes para a sua rede social, confira:

  • Mensagem de motivação para as pessoas que estão em busca de hábitos saudáveis;
  • Mostre o seu dia a dia em momentos fora do trabalho, para gerar mais conexão com seu público;
  • Mitos X verdades sobre um tema específico;
  • O que você prefere? Ex: Banana / Maçã, Castanha / Tapioca, entre outros;
  • Programe um dia para falar sobre sua vida profissional, dias disponíveis de agenda, modelo de atendimento, história da carreira, etc;
  • Conte sobre algum case de sucesso de algum cliente, mas sem exibir fotos ou prometer “resultados milagrosos”;
  • Receitas fáceis e rápidas para o dia a dia;
  • Piores erros na alimentação ou dieta;
  • Conteúdos sobre exercícios físicos (Ex. você na academia) para incentivar e valorizar a importância das atividades físicas. 

7- Mantenha constância!

Como assim? Isso é de comer? ?? Brincadeiras à parte, constância no dicionário quer dizer persistência, e para alcançar bons resultados nas redes sociais isso é fundamental.

Dito isso, NÃO DESAPAREÇA DO SEU PERFIL! Assim como na dieta, não adianta publicar conteúdos apenas quando se tem vontade. Para alcançar clientes potenciais e obter retorno financeiro utilizando estes canais, é preciso levá-lo a sério, como uma atividade importante para o seu trabalho, e se possível deixe um tempo na sua agenda reservado para isso.

Mas, se o dia a dia for muito corrido, você também pode contar com a ajuda de um social media ou agência digital especializada. 

8- Faça Reels

Estamos vivendo na era dos vídeos rápidos, por isso, se você deseja gerar alcance orgânico e engajamento, será necessário investir nesse formato!

Você pode começar fazendo vídeos com dicas ou até receitas rápidas. É possível também utilizar temas que estão sendo comentados no seu nicho ou que estão chamando atenção no mundo, contextualizando com a sua área de atuação. 

Na hora de gravar, procure chamar a atenção nos 3 primeiros segundos do vídeo, pois eles são indispensáveis para que o espectador continue assistindo. 

Escolha uma capa e um título que instigue a curiosidade dos seus seguidores, pois, estes recursos também são muito importantes para estimular a visualização do Reels. 

9- Veja o que não pode ser feito!

Apesar de algumas pessoas acreditarem que na internet pode tudo ?, quando falamos de perfis profissionais nas redes sociais há algumas normas que precisam ser respeitadas de acordo com a categoria.

No caso dos nutricionistas, por exemplo, o documento que regulamenta as atividades neste setor é o Código de Ética Profissional, atualizado em 25 de fevereiro de 2018, escrito e publicado pelo Conselho Federal de Nutricionistas.

Dentre as normas estabelecidas pelo código, NÃO É PERMITIDO:

  • Divulgação de imagens com antes e depois, mesmo com autorização!
  • Atribuir resultados a produtos, equipamentos, técnicas ou protocolos;
  • Utilizar estratégias que possam gerar concorrência desleal ou prejuízos à população;
  • Divulgação de valores de honorários;
  • Realizar promoções ou sorteios;
  • Divulgar fotos de produtos que ganhou de representantes;
  • Associar duas profissões na sua divulgação (ex: nutri-coach/nutri e coach).

Mas, o que é PERMITIDO então?

  • Divulgar qualificação profissional, técnicas, métodos, protocolos, diretrizes;
  • Compartilhar conteúdos informativos sobre os benefícios da alimentação saudável;
  • Divulgar a participação em eventos científicos;
  • Compartilhar publicações técnico-científicas, desde que autorizada previamente pelos indivíduos ou coletividades;
  • Postar depoimentos, desde que não exponham resultado;
  • Tirar dúvidas de clientes online.

Se você deseja ler na íntegra o documento que regulamenta o marketing para nutricionistas, clique aqui!

10 – Utilize ferramentas para otimizar o trabalho

E por fim, mas não menos importante, para gerir as redes sociais e deixar o seu trabalho mais organizado, é de fundamental importância contar com ferramentas que auxiliem todo esse processo. 

E a Etus, pode te ajudar nisso! Dentre as diversas funcionalidades disponíveis, você pode contar com: 

  • Agendamento de publicações para Instagram, Facebook, TikTok, LinkedIn, entre outros. 
  • Impulsionamento de Instagram e Facebook;
  • SAC centralizado;
  • Calendário de datas sazonais;
  • Trending Topics;

Se você não conhece a Etus, clique aqui e cadastre-se grátis!


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