GIF: O que é e dicas para usar!
O GIF, Graphics Interchange Format, que em tradução livre, significa formato de intercâmbio de gráficos, nada mais é do que um tipo de imagem que compacta várias cenas de baixa compressão, cerca de 15 frames por segundo, que transmitem uma sensação de movimento.
Ao contrário do que muitos acreditam, esse recurso não é algo dos tempos modernos não ? ele foi criado em 1987 pela CompuServe, mas só se popularizou com o crescimento da velocidade e navegação na internet.
Atualmente, o GIF possui um papel muito importante na comunicação moderna, utilizado com frequência nas mensagens instantâneas e conteúdos para redes sociais. E algumas marcas, chegam a aplicar esse tipo de formato inclusive em e-mails e apresentações empresariais.
Confira a seguir algumas características marcantes do GIF:
- Formato de imagem semelhante ao JPG e PNG;
- Pode ser usado tanto como imagens estáticas quanto animadas;
- Não é Vídeo, por isso, não possui SOM;
- Ajudam a atrair e engajar a audiência com mais facilidade;
- Podem comunicar emoções, ideias, e até conteúdos engraçados;
- Possuem no máximo 10 segundos de duração;
- São compreendidos independente do idioma;
- Tem limitação de qualidade, principalmente, porque consegue armazenar apenas 256 cores, fator que dificulta sua utilização comercial, muitas vezes.
Dicas para usar GIF’s no marketing digital
Fonte: GIPHY
Quer utilizar o GIF na sua estratégia de marketing digital, mas não sabe como fazer? Veja a seguir algumas dicas para começar a aplicar esse recurso!
1- Use GIFs em tutoriais e storytelling
“Imagens valem mais que mil palavras”, esse ditado popular, expressa bem a vantagem de utilizar GIFs no marketing digital. Vai apresentar um passo a passo de um produto ou serviço que tal colocar uma imagem animada para expressar alguma emoção e ainda prender a atenção da sua audiência? ?
E se a ideia for contar uma história, esse formato se faz ainda mais necessário, para isto, escolha os GIFs que melhor promovem a mensagem que você quer transmitir, ou seja, alegria, tristeza, humor, entre outros.
2- Aplique em e-mails ou newsletters
Conforme mencionamos anteriormente, muitas marcas utilizam os GIFs para engajar a audiência em e-mails ou newsletters, no entanto, conheça a sua persona a fundo para fazer esse tipo de aplicação.
Não adianta nada fazer algo surpreendente se o seu público não entender a mensagem, por isso, crie uma conexão com sua audiência para entender o que faz sentido abordar.
3- Tenha cuidado!
Quando o assunto é GIF o segredo é MODERAÇÃO. Nada de ficar colocando esse formato de imagem em todas as comunicações da marca, atrapalhando a mensagem.
E se for algo aplicado em um site ou email, muita atenção com o tempo de carregamento, pois, estes recursos podem comprometer a velocidade e até a taxa de permanência ou abertura, fique esperto!
Como baixar ou criar um GIF?
Se você chegou até aqui, provavelmente já está animado para começar a utilizar os GIF’s no seu conteúdo digital.
Por isso, selecionamos a seguir algumas ferramentas e aplicativos que você pode acessar para baixar GIFs prontos ou criá-los a partir de vídeos.
Quer saber como fazer isso? Então, vem com a gente!
Esta é uma das maiores bibliotecas de GIFs disponíveis na internet. Comprada recentemente pela Meta, a plataforma é bastante intuitiva e fácil de usar.
Disponível na web e para os sistemas operacionais iOs e Android, o GIPHY possui diversas imagens animadas divididas em 11 categorias, tais como: animais, ações, animes, jogos, emoções, comida, entre outros.
Utilizando a plataforma, o usuário também consegue customizar o GIF incluindo textos, símbolos e outros elementos.
No entanto, quem quiser criá-lo do zero, também pode usar o GIPHY. Para isto, basta criar um login na plataforma, selecionar a URL do vídeo que deseja animar e em seguida selecionar o tempo de início e término do GIF.
Posteriormente, clique no ícone roxo (representado pelo lápis) para ter acesso a um painel de customização do texto.
Selecione “Create GIF” e seu GIF estará pronto para ser compartilhado em suas redes sociais ou você poderá baixar o arquivo para usá-lo posteriormente.
Outra opção é o Tenor, banco de dados de GIFs online, de propriedade do Google, disponível para web, iOs, Android e macOS.
Para encontrar o GIF ideal o usuário pode utilizar o painel de busca da ferramenta ou pesquisar nas 15 categorias disponíveis, como: filmes, gestos, animais, comidas e bebidas, entre outros.
No Tenor também é possível criar e fazer uploads dos GIFs de acordo com o interesse.
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