Apesar do que muitas pessoas acreditam, o Twitter continua sendo uma boa ferramenta para empresas que querem se divulgar no digital. Afinal, são 211 milhões de usuários ativos em todo o mundo e 500 milhões de Tweets postados todos os dias.
Se você pretende investir ou já produz conteúdo para a plataforma mas tem dúvidas sobre alguns termos ou recursos da rede social, se liga nesse glossário do Twitter que preparamos para te ajudar!
1️⃣ Reply
Este termo corresponde ao balão que fica localizado abaixo de qualquer tweet.
Ele é uma forma de interação direta com uma determinada mensagem em específico.
Clicando nesse botão o seguidor pode criar um texto de até 280 caracteres ou/e adicionar mídias (imagens, vídeos, Gifs) .
2️⃣ Bookmark
Este recurso permite que os usuários salvem tweets para consultar depois semelhante ao que acontece no Instagram e Facebook.
Quer aprender como utilizar essa funcionalidade? Veja como fazer:
1- Selecione o tweet que deseja salvar.
2- Em seguida, clique em “salvar tweet”.
3- Pronto! O tweet foi salvo. Para visualizá-lo basta clicar na categoria Bookmark (itens salvos) localizada no menu à esquerda do Twitter.
Este conteúdo “guardado” só poderá ser visualizado pelo usuário que o salvou.
Vale lembrar que diferentemente de outras redes sociais, no Twitter não é possível criar pastas para agrupar os itens salvos, pois eles ficam exibidos através de uma lista única.
3️⃣ Retweet
Este termo corresponde aos tweets que são encaminhados para os seguidores de um determinado usuário. Geralmente, eles são usados para transmitir notícias, dicas e informações relevantes.
O Retweet sempre mantém a configuração do conteúdo original (texto, imagem, vídeo ou links).
4️⃣ Menções
Este termo corresponde a uma forma de interação do Twitter. Ele nada mais é do que o ato de mencionar outras contas, incluindo o sinal de @ + o nome de usuário que você pretende divulgar.
Outra forma de Menção é quando um usuário divulga o @ de um outro perfil em um determinado Tweet, conforme no modelo abaixo.
Vale ressaltar que assim que uma pessoa mencionar o @ de alguém, esse perfil receberá uma notificação automática. E se desejar, pode interagir com a mensagem.
5️⃣ Twitter Moments
Sem dúvidas nenhuma o Twitter é uma rede social para quem quer ficar por dentro de todos os assuntos que estão rolando em todo mundo, do campeonato brasileiro à Guerra na Ucrânia.
E diante de tantos assuntos, não é fácil se destacar entre os concorrentes, e muitas vezes é difícil criar um storytelling em um único twitter. Utilizando o Twitter Moments, você consegue criar conteúdos mais longos, dando destaque para diferentes perspectivas.
Para fazer isso, basta criar uma coleção de conversas populares em Tweets e comentários ao vivo ou costurando tweets que passam a mensagem relevante que você deseja contar.
Para utilizá- lo basta:
1- Clicar no botão mais localizado no menu à esquerda.
2- Em seguida, selecione o ícone >> “Moments”.
3- Acesse >> “Criar novo”
Neste momento, você poderá escolher entre os tweets que curtiu, buscar por conta, busca por tweets e coleção.
6️⃣ Listas do Twitter
Você sabia que na rede social é possível criar listas de grupos com outras contas (@), por tópicos de interesse?
Pois é, dá SIM! ?
Estas listas podem ser segmentadas de acordo com a sua necessidade, como por exemplo: lista de amigos, celebridades, referências no mercado, entre outros.
Após configurá-la, o usuário consegue fixá-la no topo da sua timeline na página inicial, facilitando o acesso.
Se você administra a conta do Twitter de uma empresa, por exemplo, é possível organizar listas de pessoas que são defensores de marca ou aqueles mais “críticos”, para assim acompanhar com mais rapidez qualquer interação positiva ou negativa e respondê-las caso seja necessário.
Gostou das dicas? Acompanhe nosso blog para aprender tudo sobre marketing digital