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Jornada do Herói – o que é e qual a sua importância?

A jornada do herói é um tipo de narrativa utilizada para contar histórias. Esse conceito, também chamado de “monomito”, foi desenvolvido pelo antropólogo Joseph Campbell e publicado no livro “The Hero With a Thousand Faces”, de 1949.

Utilizado durante muito tempo em filmes e livros de aventura, romance e até infantis, atualmente, a jornada do herói tem se tornado uma estratégia de marketing essencial para quem trabalha com storytelling para contar histórias de marcas.

Neste artigo você vai entender melhor sobre esse conceito, qual a sua importância e como construí-lo!

Quais são os pilares fundamentais da jornada do herói?

A jornada do herói tem como principal objetivo apresentar de uma forma cíclica ? uma história de um protagonista que enfrenta vários desafios para chegar ao resultado almejado e torna-se a partir desse momento o “herói” daquela comunidade.

Mas, para que essa narrativa faça sentido e incentive o espectador, é necessário respeitar os 3 pilares básicos deste processo. São eles:

Chamada – Etapa inicial que apresenta o herói e o desafio que ele pretende resolver.

Iniciação – Parte do enredo onde o protagonista passa por diversas aventuras ao longo do caminho. 

Retorno – É o grande final do desafio! Neste momento, o herói retorna para a comunidade com a experiência, conhecimento e objetivos que adquiriu durante a trajetória. 

Vamos a um exemplo prático?

Lembra do filme Rei Leão que você viu na infância? A narrativa desta história infantil carrega consigo a “jornada do herói”, representado pelo personagem Simba. 

A trama inicia-se com o Simba filhote sendo apresentado para os animais. Após alguns pequenos desafios, o leão sofre com a perda de seu pai. Em seguida, ele recusa inicialmente o chamado para governar, pois sente medo em relação aos desafios.  

Após muitas aventuras e reflexão, Simba encontra aliados e mentores e resolve aceitar o seu chamado. No entanto, precisará enfrentar o desafio da “batalha final” com o seu tio Scar. Após o difícil combate, ele consegue resolver a questão e torna-se o “herói” da comunidade. 

Quais são os estágios da jornada do herói?

Além dos 3 pilares acima descritos, há um processo para que a história seja compreendida na sua totalidade, chamado de “estágios da jornada do herói”.  No entanto, é necessário destacar que nem sempre eles são seguidos à risca, mas é de fundamental importância conhecê-los para adaptar a sua estratégia. 

Confira a seguir quais são eles: 

Jornada do Heroi - o que é e qual a sua importância

Por Etus

1 – Mundo comum – Apresentação do herói e da comunidade em que ele vive. Neste momento são valorizados as características e personalidade do personagem principal. 

2 – Chamado – Identificação do desafio que influencia o herói a sair da sua zona de conforto para cumprir sua missão. 

3 – Recusa – O personagem principal recusa inicialmente o desafio, geralmente por sentir medo ou incapaz de cumprí-lo. 

4 – Mentoria – Aqui, o herói encontra um mentor que lhe transmite conhecimento e sabedoria, motivando-o a encarar a missão.

5 – Primeiro Desafio – Neste momento, o personagem principal vai para o mundo comum e enfrenta o primeiro desafio. 

6 – Provações, aliados e inimigos – Nesta etapa ele encontra aliados e enfrenta inimigos nos primeiros testes, aprendendo assim, as regras do novo mundo. 

7 – Aproximação – Aqui, o herói vence as primeiras batalhas e resolve recolher-se em uma caverna secreta para refletir sobre os aprendizados. 

8 – Desafio difícil – Neste momento, ele enfrenta um grande desafio. 

9 – Recompensa – O personagem escapa do fim trágico, supera o medo e adquire a “fórmula mágica” pela gratificação de ter aceitado o desafio. 

10 – Retorno – A situação se acalma, e o herói volta para casa. 

11 – Batalha final – Neste momento, chamado geralmente, por ressurreição, ocorre um desafio final, decisivo na vida do personagem, onde ele enfrenta perigos e precisa usar a “fórmula mágica” com veemência.

12 – Regresso com desfecho final – Por fim, chega o momento da grande coroação do herói e ele volta para casa com a “fórmula mágica” a fim de salvar a todos da sua comunidade. 

Por que isso é importante para a minha empresa?

Porém, você pode estar se perguntando, o que tudo isso tem a ver com a estratégia de marketing? Por que devo utilizar esse estilo de narrativa? 

Para responder essas perguntas, reunimos a seguir os principais benefícios da jornada do herói para uma empresa, confira:

  • Pesquisas apontam que até 92% dos consumidores esperam que as marcas criem campanhas que pareçam histórias;
  • Esse conceito cria narrativas que de fato engajam;
  • Cria uma conexão mais profunda com o consumidor;
  • Aumento na taxa de conversão;
  • Agrega valor ao seu produto, devido a narrativa contada;
  • Pode ser utilizado de várias maneiras, tanto para a produção de cases, quanto em eBooks, artigos, campanhas, etc. 

Exemplos de jornada do herói 

Para te ajudar a se inspirar em boas estratégias de marketing que utilizam a jornada do herói, separamos alguns cases, confira:

Airbnb

A empresa fornece um serviço online comunitário para as pessoas anunciarem, descobrirem e reservarem acomodações e meios de hospedagem. 

Para reforçar o valor dos seus serviços, a marca criou uma campanha, em 2014, chamada de: “Belong anywhere” (“Pertença a qualquer lugar”).

Essa publicidade foi veiculada através de pequenos vídeos curtos publicados nos canais da empresa, onde os anfitriões são os “heróis” que contam seus relatos guiando os hóspedes a viver um destino melhor. 

Para ver essa campanha, clique aqui! 

Banco Bradesco 

A instituição financeira criou uma campanha no final de 2019, chamada de: “brilhe do seu jeito”. A narrativa conta com uma jornada do herói, dupla e paralela: a do vagalume que não brilha e do menino com síndrome de down.

Ambos sofrem por se sentirem excluídos em razão das suas características. Até que os dois personagens observam um grande desafio e mesmo receosos, resolvem se juntar para alcançar o objetivo. 

Quando conseguem vencer o primeiro desafio, mais obstáculos aparecem e neste momento a mensagem da campanha fica mais evidente, pois, a união de todos os vagalumes auxilia no sucesso do herói e o outro protagonista é destacado pela sua coragem. 

Por fim, todos os personagens saem transformados com a experiência, abertos às diferenças e individualidade, o que gera muita identificação com o público-alvo. 

Ficou curioso para ver essa campanha? Clique aqui e assista!

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