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Link na bio: o que é, como fazer e melhores dicas para o seu perfil

Quem tem instagram com certeza já ouviu o famoso “acesse pelo link na bio”. É uma frase muito utilizada por usuários do aplicativo.

Instagram e Tik Tok são, sem dúvidas, as redes sociais do momento, não é mesmo?

E você, que é empreendedor e usa essas ferramentas, já sabe que para inserir links diversos nessas redes, pode ser algo bem limitado.

Por esse motivo, uma solução muito popular é utilizar uma página de links dentro do seu site, também conhecido como link na bio.

Link na bio ou link da bio é, em resumo, uma página web simples que reúne os principais links que uma empresa ou empreendedor (a) possui.

Neste artigo, vamos explicar como essa “funcionalidade” é muito legal e traz vários benefícios, além de apresentar seu site, links de portfólio e outras informações ou redes sociais que você considere importante divulgar.

Uma página de links ou link na bio é como um micro site e, dessa forma, você pode agregar mais informações além dos seus links úteis, conforme vamos mostrar no fim deste artigo.

Também vamos mostrar que qualquer pessoa pode criar um link na bio lindo e eficiente para ser usado no seu Instagram, TikTok ou qualquer outra rede social.

Você já deve ter reparado que o Instagram não permite inserir links clicáveis nas publicações na plataforma, certo? É até estranho pensar que uma rede social com tantas funcionalidades ainda não libere esse recurso. Porém, isso não deve ser um problema para você, pois existe uma forma de ter um link externo direcionando para outro canal: o famoso link na bio!

Com certeza você já viu uma publicação no Instagram que termina com a frase “veja no link na bio”, não é mesmo?

Analisando a ferramenta, faz muito sentido disponibilizar o link na bio. Isso porque é a parte mais visível da sua conta, sendo as primeiras informações que todo usuário vai ver no seu perfil. Aliás, esse recurso pode ser usado em qualquer perfil, não necessariamente uma conta comercial.

Então, vamos entender mais sobre o que é link na bio e como ele pode trazer vantagens para o seu negócio? Aqui neste artigo vamos mostrar o passo a passo para adicionar o link na bio e direcionar os usuários para um canal externo, por isso confira este conteúdo que preparamos especialmente para você!

O Instagram (Android | iOS | Web) é uma das redes sociais mais utilizadas no mundo, seja para ver ou criar conteúdo. Nela é possível criar posts, stories, reels e interagir de diversas formas, o que a torna tão atraente.

Quem usa bastante esta plataforma já deve ter se deparado com a expressão clique no “link na bio”. Ela é usada já que o Instagram não permite que haja links clicáveis em posts. Por isso, os usuários acrescentam links na biografia (bio), abaixo da sua foto de perfil. Porém, existem outras formas de acrescentar URLs. Confira abaixo as principais:

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o que é link na bio?

O link na bio é um URL que pode ser adicionado na biografia do Instagram.

Quando ele surgiu na rede social, era o único link que você podia usar nessa mídia.

Desse modo, muitas pessoas aproveitavam dessa abertura para levar seus seguidores para páginas de seu site, loja virtual ou qualquer outro destino digital.

Ou seja, para acessar o link da bio de uma pessoa era preciso ir até o perfil dela e clicar no único endereço apontado nos textos abaixo da foto de perfil.

Um tempo depois, passou a ser possível adicionar link no Instagram como nos stories (através do arrasta para cima), no Instagram Shop e até mesmo em anúncios.
A bio é o campo no qual são inseridas as informações do perfil. Ou seja, é a seção do perfil na rede social que está posicionada logo abaixo do nome. Nessa parte, além de inserir informações relevantes sobre você ou sobre sua empresa, também é possível disponibilizar endereço, telefone e, veja só, um link externo!

Esse link externo é o famoso link na bio. Essa URL pode direcionar para diversos canais ou mídias. Pode ser, por exemplo, uma linkagem para um site, loja virtual, WhatsApp, landing page, vídeo no YouTube, um e-book, conteúdo do blog ou qualquer outro canal ou material que você deseja dar destaque.

É a inserção de um link diretamente na sua biografia, sendo a única seção do Instagram que permite que sejam colocadas URLs. Para utilizar esta função, basta ir em “Editar perfil”, colocar o link e salvar.

Mas se você deseja ter mais de uma URL nele, pode utilizar ferramentas como o LinkTree que com um link só, ao ser aberto, apresentam todos os endereços que você queira que seus amigos vejam, em formato de lista. Depois, basta colocá-lo na sua biografia, conforme explicado acima.

É a inserção de um link diretamente na sua biografia. Basicamente, é um recurso oferecido pela maioria das mídias sociais. A ideia é que você descreva o seu negócio ou serviço e acrescente um link com mais informações para o seu possível cliente. Apesar de ter a mesma função, o recurso é ainda mais importante e conhecido no Instagram.

Além de todas essas informações, é importante destacar que bio é o espaço reservado à biografia do seu perfil. Ali, você deve inserir informações sobre seus serviços, negócio e/ou produtos. Tudo isso em até 160 caracteres.

Com o link da bio você aproveita melhor a sua descrição oferecendo ao visitante uma opção de saber mais sobre os seus serviços e produtos.

Para uma estratégia de marketing, representa a oportunidade de melhorar seus resultados e gerar interesse do seguidor.

Qual a finalidade do Link na Bio?

Como falamos anteriormente, o link na bio é uma página web que concentra vários links de direcionamento e serve para organizar e reunir, em um único lugar, os principais links de acesso que você deseja divulgar.

Aposto que você já viu em alguma postagem no Instagram a frase: “confere o Link na Bio”.

A finalidade desta página de links surgiu por conta de uma necessidade muito específica: a inclusão de apenas um único link na parte do Sobre / Bio do Instagram.

Contudo, outras redes sociais também têm restringindo o número de links e, com isso, popularizando ainda mais o uso dessas páginas.

Com isso, as plataformas de criação de site, como o Prosite da Alboom, têm investido na criação de templates para atingir essa demanda e, dessa forma, facilitar ainda mais a criação delas.

Objetivos do link bio

A principal função do link na bio é facilitar o direcionamento do tráfego do perfil para outros canais. Dessa forma, o usuário interessado em conhecer mais sobre você pode clicar nesse link e é direcionado para outro local estrategicamente definido.

Colocar um link na bio é uma estratégia muito utilizada no marketing digital. Isso porque utilizando esse recurso de modo inteligente você pode direcionar os usuários para que eles executem uma ação específica desejável.

Tipos de links mais comuns para incluir no Link na Bio

Uma página de links se diferencia de um site já na própria aparência simples e focada em mostrar uma sequência de links recomendados.

Normalmente, os links que são colocados nesta página são: O link do site, o link do canal do YouTube, o link de contato via WhatsApp, entre outros que for considerado pertinente.

Os links mais comuns são:

Site / Portfólio online
Links específicos e landing pages
Blog
Instagram
Link para WhatsApp
E-mail / Contato
Facebook
YouTube

Vantagens de ter o Link na Bio

Mostrar diversos links em um único lugar é a principal função da página de links. Mas muitos profissionais ainda não entenderam as vantagens dela.

Por esse motivo, listamos 7 vantagens do porque você precisa criar, para ontem, a sua página de links.

1. Mostrar seus diversos canais de acesso aos seus clientes

Sim, ao colocar todos os seus links em um único local você consegue mostrar para o seu cliente, ou cliente em potencial, tudo que você gostaria de apresentar de uma única vez.

No seu link na bio, você pode colocar link diretos para uma parte específica do seu site, por exemplo, como os depoimentos, que são provas sociais importantíssimas para o fechamento de qualquer negócio.

Além de disponibilizar todos os meios de contato para os clientes te acharem e conversarem com você.

2. Personalização da sua Bio no Instagram e outras redes sociais

Independente do tempo de carreira que você possui, você investiu tempo, e às vezes até dinheiro, para criar a identidade visual da sua marca.

Nada mais justo que ter uma página de links em que você consiga personalizar elementos com as cores e fontes que você costuma a usar.

Aqui, é importante ressaltar que não são todas as empresas que fornecem o serviço de criação de página de links que permitem a personalização completa.

Com o editor de landing page do Alboom Prosite, por exemplo, você consegue realizar essas personalizações de forma rápida e simples e ainda conta com uma equipe de atendimento e suporte para te orientar.

Veja que eles colocaram até um vídeo do Youtube como apresentação da página.

3. Ser uma página super rápida para experiência no celular

Muito se fala de técnica e experiência do cliente, mas pouco é ressaltado a importância de ter um site responsivo, ou seja, que possua uma boa experiência no celular.

A rapidez com que a página é aberta conta muitos pontos junto ao Google, não tenha dúvida. Mas a experiência do seu cliente, ao clicar e abrir e ir clicando em seus links, faz muito mais!

Nada adianta você fazer uma página toda bonita, ela abrir linda no computador, mas ter uma péssima experiência no celular.

Por isso, antes de criar a sua página de links, veja se a mesma é responsiva para mobile.

4. Gerar tráfego para seu site ou blog

Partindo do princípio que você tem um site, com domínio próprio e tudo mais, ter uma página de links que seja vinculado ao seu domínio é essencial.

Isso porque ao criar uma página de links com o seu domínio e divulgar em suas redes sociais, você vai trazer tráfego para o seu site.

Mesmo que o cliente clique no link que direcione para o Youtube, por exemplo, primeiro ele vai acessar o seu site.

Além disso, você consegue mensurar os acessos das Redes Sociais como Instagram, por exemplo, via Google Analytics e assim divulgar não só o seu site, mas também outros canais em sua rede social.

O Link da Bio do portal de Blog do Fotografia Mais ficou completo, pois além de direcionar para os principais links, ainda possui um formulário de contato.
O Link da Bio do Portal de Blog do Fotografia Mais ficou completo, pois além de direcionar para os principais links, ainda possui um formulário de contato.
5. Ter mais presença online
Ter uma presença online é essencial para alcançar os objetivos almejados de sucesso. Mas a presença online não se limita em apenas ter um portfólio online bem estruturado.

A presença online é um conjunto de fatores que faz com o que o Google veja o seu conteúdo com bons olhos.

Além de ter conteúdos originais e relevantes em seu blog e colocar em prática as boas técnicas de SEO, a organização também conta.

Por esse motivo, ter uma página de links vinculada ao seu Domínio de Site, que seja organizada e objetiva, conta muitos pontos positivos junto ao Google e outros buscadores.

Por fim, você pode aproveitar a oportunidade de ter uma página com palavras-chave, depoimentos e responsiva para mobile.

6. Apresentar mais profissionalismo

A apresentação é, definitivamente, uma grande fatia do seu sucesso online.

A probabilidade de alguém comprar um produto online de site feio, com fotos feias, são baixas.

Agora, se o site é bonito, se a apresentação está agradável, você já consegue elevar seu produto/serviço a um outro nível.

Passar profissionalismo na internet, passa segurança ao futuro cliente que ainda não te conhece.

E essa apresentação pode acontecer na sua página de links divulgada lá no Instagram.

Criação de Landing Page para apresentação profissional do trabalho
A Marina, do Portal da Mari, criou uma Landing Page para apresentação profissional do seu trabalho, linkando para o curso que ela tem.

7. Melhor custo benefício

Essa última é dedicada para todos os profissionais que têm site na Alboom e fazem a sua página Link na Bio usando outras plataformas.

A Alboom e o Blog Fotografia Mais utilizam Landing Page do Alboom Prosite para a criação da página Link na Bio.

Têm vários outros profissionais que também estão usando e adorando. Isso porque ela entrega todas as vantagens que citamos aqui, e que você precisa pesquisar antes de fazer a sua.

Se você ainda não tem site, mas quer ter, não se preocupe: o Alboom Prosite possui plano gratuito, ou seja, se você está começando o seu site, você pode começar a montar ele do zero, sem custo de mensalidade.

A Alboom não pede cadastro de cartão de crédito e você pode usar o plano gratuito pelo tempo que precisar.

Além disso, a Alboom Oferece um curso gratuito de Como criar o seu site, com várias dicas e ideias para você começar.

E, se você já é cliente de um dos planos do Alboom Prosite, a funcionalidade de páginas personalizadas e de landing page já está disponível para você, sem custo adicional.

Em outras palavras, você não precisa usar outras plataformas para criar sua página de links, pois o Prosite já te oferece esse recurso.

Como já falamos, adicionar um link na bio é uma ótima forma de atrair mais pessoas para outros canais do seu negócio, ou mesmo para encurtar o processo de venda disponibilizando um link do WhatsApp, por exemplo.

Veja alguns dos benefícios de adicionar o link na bio do Instagram:

Levar os seguidores a comprar na sua loja virtual, ler seu cardápio, participar de um sorteio, assistir uma live ou qualquer ação pertinente para você;
Fortalecer a autoridade da sua marca com materiais institucionais;
Levar tráfego para seu site ou post de blog;
Captar leads mais qualificados;
Promover seus vídeos do YouTube, músicas/podcast e newsletter;
Divulgar campanhas e ações pontuais;
Acesso rápido aos outros canais;
Gerar contato direto para WhatsApp;
Fortalecimento do branding e valorização da marca;
Crescer e engajar o perfil do Instagram.
Então, o link na bio tem um papel fundamental para aproveitar o tráfego orgânico do seu perfil, otimizando suas estratégias. E, parando pra pensar, ele representa um esforço pequeno diante de todas as vantagens que pode oferecer.

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Passo a passo para colocar um link na bio do Instagram

Como você já percebeu, colocar um link na bio pode ser bastante útil para facilitar a interação fora do canal.

Mas, se você não sabe como fazer isso, não se preocupe. O processo é bem simples e preparamos um passo a passo bem completo para você seguir.

Nossa principal dica antes de começar o passo a passo é: preste bem atenção no campo que você deve preencher com o link.

Um erro muito comum é colocar o link direto no texto da bio e aí você acaba gerando um link não clicável. Isso acaba fazendo com que a URL perca sua função primordial, que é facilitar o direcionamento para outro canal.

Então, por mais simples que o processo seja, preste bastante atenção. Vamos lá?

Passo a passo pelo celular

Abra seu perfil;
No canto inferior direito, clique no círculo com a sua foto. Você será direcionado para a tela inicial (onde aparecem suas informações e publicações);
Clique em Editar perfil;
Nessa tela você pode editar seus dados, como nome, foto e bio. Busque pelo campo links e selecione;
Nessa tela você terá duas opções: adicionar o link do Facebook e adicionar um link externo. Selecione a segunda opção e prossiga;
O Instagram pedirá para que você insira um título para identificar esse link e que adicione a URL. Preencha as lacunas e aperte o sinal de check ✔️ no campo superior direito;
Você será direcionado para a tela anterior, onde aparecem as demais informações do perfil. Para concluir, selecione novamente o check ✔️ no campo superior direito;
Pronto! Você adicionou um link clicável na bio do Instagram!

Leia também:

Passo a passo pelo computador

Abra a página do Instagram e faça o login na plataforma;
No canto superior direito, clique no círculo com a sua foto e selecione Configurações. Você será direcionado para uma tela onde poderá editar seus dados, como nome, foto e bio. Busque pelo campo site e insira seu link;
Role a tela até o final e aperte em enviar;
Pronto! Você adicionou um link clicável na bio do Instagram! 😉

Como adicionar link do WhatsApp na bio

É muito comum ver links de WhatsApp no link da bio. Essa é uma tática muito boa para quem não possui outro canal de comunicação além do Instagram e do próprio WhatsApp. Também é válido para encurtar o processo de venda, oferecendo um canal direto com o vendedor.

Nesse caso, o passo a passo é o mesmo que já ensinamos anteriormente.

Então, você só precisa ir até o perfil do Instagram e selecionar a aba de edição de informações. Para direcionar os cliques para o seu número do WhatsApp, cole esse link https://api.whatsapp.com/send?phone= seguido pelo código do país, DDD e seu número de telefone (exatamente nessa ordem);

Por exemplo: https://api.whatsapp.com/send?phone=5511***********

Prontinho! Com esse link os usuários serão direcionados para uma conversa com você.

A gente disse que era bem simples, né? Rapidamente você aprendeu a colocar um link na bio do Instagram, mas como você percebeu só é possível colocar um link clicável, certo?

Na verdade, essa afirmação está correta em partes. A plataforma realmente só permite que seja adicionado um link externo. Entretanto, isso não deve ser um problema para você que utiliza diversos canais, como WhatsApp e site, por exemplo.

Existe uma forma de quebrar essa barreira da plataforma: o agregador de links!

Existem vários deles disponíveis de forma gratuita, o mais famoso é o Linktree. O funcionamento desses agregadores é basicamente o mesmo.

Eles permitem que você agrupe diversos links em um único local, ou melhor, em um único link que vai disponibilizar na sua bio do Instagram, facilitando a divulgação dos seus canais.

Dessa forma, ao clicar no link desse agregador, o usuário será direcionado para uma tela que vai trazer uma lista de URLs personalizadas por você.

Existem vários pontos positivos desses agregadores de links, como, por exemplo, a possibilidade de integrar players de vídeos, como o YouTube e faixas de música. Além, claro, de ser possível fazer a customização da página e todo o acompanhamento das estatísticas dos cliques.

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