Como ganhar a atenção do seu cliente ideal se hoje temos tantos estímulos no digital? O método AIDA pode te ajudar! Ele é um modelo de produção de conteúdo usado no marketing que indica etapas básicas para atrair um cliente potencial.
Quer aprender tudo sobre o assunto? Então continue a leitura?
AIDA: o que significa?
O método AIDA é um modelo muito antigo na publicidade e o termo começou a ser usado no marketing no final do século XIX.
A palavra AIDA é um acrônimo, ou seja, ela é formada pela inicial de cada uma das outras palavras que fazem parte do contexto geral. Neste caso, AIDA significa: Atenção, Interesse, Desejo e Ação.
A ideia principal desse modelo indica que um conteúdo deve receber atenção, em seguida, precisa criar interesse para despertar o desejo em quem o lê e motivar uma ação de tomada de decisão. Nesta estratégia, a comunicação age como um estímulo e a decisão de compra é a resposta a ele.
Quais estímulos acontecem em cada etapa do método AIDA?
A indústria cinematográfica é um exemplo de setor que usa muito bem o método AIDA. Quando um filme está em produção, as peças de publicidade começam a ser divulgadas antes mesmo do longa ser finalizado.
Os outdoors com fotos e título dos filmes, os teasers e até os trailers são exemplos claros de conteúdos para atrair atenção, e despertar interesse e desejo pela obra. O fechamento com chave de ouro vem com as peças publicitárias direcionando o público às bilheterias para a ação de comprar os ingressos.
- Atenção: o consumidor conhece a sua marca e o seu produto por meio de uma publicidade. O foco é atrair a atenção do seu cliente ideal e fazê-lo notar seu conteúdo.
- Interesse: ele se interessa pelo que vê e quer saber quais benefícios e vantagens teria se adquirisse o que você vende. O objetivo nesta etapa é mostrar ao consumidor porque o seu produto é diferente e tem tudo o que ele precisa.
- Desejo: sabendo dos benefícios, o consumidor vai querer ter para si todas as facilidades que seu produto oferece. Aqui, você precisa ganhar a confiança da pessoa para que ela então tome a ação da compra. Depoimentos com prova social são muito eficientes.
- Ação: nesta etapa, seu cliente ideal tem uma intenção de compra, procura por um teste grátis ou fecha logo a compra.
O que fazer em cada etapa do Método AIDA?
- Atenção: para conseguir atrair seu cliente ideal, aposte em um slogan que instigue curiosidade, faça um headline forte, divulgue uma promoção.
- Interesse: lembre-se de que descrever as características do seu produto não é a melhor opção, o consumidor quer saber na prática porque deve comprar de você. Destaque as vantagens e benefícios do seu produto.
- Desejo: depoimentos de quem já comprou de você entram nesta etapa como prova social forte para gerar desejo no consumidor e aumentar o grau de credibilidade e confiança da sua marca.
- Ação: neste ponto, é preciso passar uma mensagem que incentive a tomada de decisão, como um link do site, call-to-action e um botão. Foque em oferecer canais diretos para que o cliente não desista no meio do caminho.
Pronto para aplicar o método AIDA na sua estratégia? Conte para gente se você já conhecia esse modelo!