A Uber Eats deixará de operar no Brasil no dia 08 de março, e vai passar a focar na entrega de supermercados, drogarias e comércios. A plataforma começou a atuar no país há cerca de 5 anos, porém as concorrentes Rappi e Zé Delivery começaram a ganhar força, e isso foi diminuindo a porcentagem de mercado que a empresa tinha.
O Uber Eats era o segundo aplicativo no ranking de APPs para restaurante, detinha 28% do mercado, enquanto o Ifood possuía o Market Share de 80% e a Rappi em terceiro lugar com 18%.
A soma ultrapassa os 100%, pois clientes e restaurantes usam, geralmente, mais de um aplicativo.
Assumindo a derrota nessa briga, estrategicamente focar e direcionar esforços na entrega de supermercados, drogarias e comércio em geral pode ser uma boa, visto que não há ainda um líder de mercado atual que predomine esse setor, como no segmento de restaurantes.
O anúncio ocorreu um dia depois do sancionamento do projeto de lei que obriga empresas de aplicativos a contratar seguro para acidentes dos entregadores, o que poderia trazer um peso considerável no custo da operação no Brasil, que já fechava o ano com mais de 2 bilhões de prejuízo, diferente de outros países que o Uber Eats possui uma operação bastante sustentável.
A plataforma já havia deixado de operar na Argentina e na Colômbia, em outubro de 2020, na época a empresa teria tomado a decisão para focar seus negócios onde há menos concorrência, então já era de se esperar que o Brasil seria um dos próximos
Vale lembrar que o Uber, aplicativo de transporte, continua a operar normalmente, apesar de muitas reclamações dos usuários nos últimos tempos com corridas canceladas e preços altos.
Concorrência menor não é boa notícia para quem compra, pois costuma resultar em preços mais altos e menos investimento em inovação. Além disso, restaurantes perdem poder de negociação com aplicativos, assim como os entregadores.
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