O que é nicho de mercado
DestaqueDicas

O que é nicho de mercado? Descubra o significado e como definir o seu!

O que você prefere: saber um pouco de tudo ou ser especialista em algo?? Alguém já te fez essa pergunta? O nicho de mercado entra neste cenário de possibilidade de atuação da sua marca para especificar, filtrar e direcionar como sua empresa vai atuar. Quer entender tudo sobre o assunto? Então vem com a gente?

O que é nicho de mercado?

Continuando na ideia da nossa frase do começo deste texto, a gente precisa te dizer uma coisa: quem fala sobre tudo, pode acabar não sendo referência em nada? 

O nicho de mercado pode ser definido como uma segmentação de um mercado. Isso significa que ele identifica e especifica um setor menor no qual sua marca vai atuar. Por exemplo: 

Tenho uma loja de roupas, nela vendo peças femininas, atendo na loja física em São Paulo, capital, e online para todo o Brasil.

Percebe como a segmentação ajuda a identificar o seu negócio? Você não tem só uma loja, é preciso especificar produto, público e área de atuação/atendimento. Definir o seu nicho de mercado te dá mais condições para conquistar a autoridade da sua marca.

O que é nicho de mercado?

Freepik

Tipos de nicho de mercado

Existem quatro tipos mais comuns de nicho de mercado em que você faz uma segmentação demográfica, geográfica, comportamental e psicográfica. Vem entender?

Demográfica: leva em consideração o perfil do seu cliente ideal com dados como idade, gênero, renda e escolaridade. 

?Exemplo: App de mobilidade urbana > app de transporte voltado somente para mulheres.

Geográfica: considera o país, estado e cidade em que sua empresa atua.

?Exemplo: loja de sapatos > loja de sapatos femininos na cidade de São Paulo, capital.

Comportamental: utiliza informações como os hábitos de consumo, comportamentos e necessidades do consumidor.

?Exemplo: Restaurante >  Especializado em marmitas saudáveis para atletas.

Psicográfica: analisa o estilo de vida, a personalidade e os valores dos consumidores.

?Exemplo: Restaurante > Vegetariano.

 O que é nicho de mercado

Freepik

Como definir seu nicho de mercado?

Agora que você já sabe o que é nicho de mercado e porque ele é tão importante, que tal aprender a definir o seu?

Conhecimento sobre o nicho escolhido: você tem vivência na área que pretende atuar? 

Pergunte-se isso antes de qualquer coisa, pois, isso é fundamental para garantir que você sabe trabalhar com o nicho escolhido e tem condições de ser referência na área.

Paixão: você gosta do nicho de mercado que está pensando em escolher? Lembre-se de que você trabalhará todos os dias com isso, então escolha algo que se identifique.

Demanda de mercado: estude sobre o setor, para saber se existe demanda real e suficiente para o que você precisa no seu nicho.

Quem é seu cliente ideal: só assim você saberá como se comunicar de forma assertiva com essas pessoas e pensar ações, novos produtos e a forma de atuação ideal para sua marca.

O que a sua persona deseja: identifique quais são os desejos, sonhos, dores e necessidades do seu cliente ideal, assim você saberá se está realmente agindo de acordo com a demanda em aberto no mercado.

Qual problema sua marca resolve: identifique qual solução seu trabalho entrega, afinal, é isso que as pessoas buscam quando procuram um produto ou serviço.

Inove: encontre lacunas no mercado em que você tenha a oportunidade de atuar e atender uma demanda de um público com uma necessidade específica.

E aí, pronto para pensar qual é o nicho de mercado ideal para sua empresa? Aqui no nosso blog e nas nossas redes sociais você encontra muito mais conteúdo sobre empreendedorismo e marketing digital para alavancar seus negócios?

 


Veja também esses materiais importantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *