“Criei o perfil da minha marca nas redes sociais, e agora?”. A gente começa esse artigo já deixando claro que produzir conteúdo não é ‘só postar’? Um planejamento para redes sociais é o que pode te ajudar a ter resultados positivos para sua empresa.
Quer aprender a fazer isso na prática? Vem cá!
O que é um planejamento para redes sociais?
O planejamento serve para organizar suas ideias e estratégias para que os conteúdos sejam assertivos. Ele será o guia para a produção dos posts e dirá o que deve ser publicado, em qual dia e qual rede social.
Passo a passo para fazer seu planejamento para redes sociais
Linha editorial
A linha editorial identifica os macrotemas que podem ser abordados no perfil da marca. Esse primeiro passo é muito importante para que as redes sociais reflitam a personalidade e a postura da empresa ou pessoa, caso a produção de conteúdo seja para uma marca pessoal.
Objetivos de marketing
As redes sociais devem andar alinhadas aos objetivos de marketing da empresa, afinal, é preciso somar esforços e não dividir. Por isso, tenha em mente as metas da marca para que isso esteja presente na produção de conteúdo.
Datas sazonais
Antes de preencher o seu calendário de conteúdos, pesquise se no mês existem datas sazonais importantes para o nicho da marca. Mas não vale colocar qualquer coisa, hein!? A data precisa fazer sentido para a empresa!
Frequência de posts
Determine quantos conteúdos serão publicados por dia e quantas vezes na semana irão ao ar. Isso te mostra a quantidade de posts que você terá de produzir e assim é possível organizar o seu tempo.
Temas de cada dia
Indique qual conteúdo será publicado em cada dia da semana. Faça isso para todo o mês ou para 15 dias, assim você consegue organizar seu tempo de produção para não atrasar nada.
Mão na massa
Com tudo planejado, é hora de escrever os textos das legendas e preparar as artes dos posts. Não deixe para criar o conteúdo no dia em que será publicado, isso prejudica a qualidade. Imagine se surge algum imprevisto, você terá de correr contra o tempo.
Agende os posts e monitore o desempenho pela Etus
Quer otimizar ainda mais o seu tempo? Então agende seus conteúdos pela nossa plataforma! Você consegue programar os seus posts no Instagram, Facebook, LinkedIn, Twitter, TikTok, Youtube, Google My Business, Pinterest e Tumblr!
Além disso, com a Etus você também pode emitir relatórios completos de desempenho para monitorar quais conteúdos tiveram mais engajamento.
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Pronto para criar o seu planejamento para redes sociais?