O mundo mudou! E a realidade virtual e imersiva já não é mais somente uma tendência, mas uma aplicação para a geração de novos negócios. E, se você é proprietário de uma empresa mas tem dúvidas de como o metaverso irá influenciar nos seus resultados, esse artigo é para você!
No entanto, se ainda está um pouco perdido em relação a este tema, recomendamos primeiramente o texto: Entenda o que é metaverso e sua importância para o futuro!
Agora, pare e pense por segundo! Historicamente, as companhias que investiram em grandes inovações foram aquelas que mais colheram lucros no futuro, apesar dos riscos, não é verdade?
Por isso, mesmo que o metaverso não alcance todos os objetivos e resultados esperados, ele já está mudando a forma como as pessoas interagem com o mundo digital, principalmente, em decorrência do “efeito pós-pandemia” que sedimentou ainda mais o comportamento de compra no digital, ajudando a suprir a falta do contato físico presencial com o produto.
Outro excelente exemplo de aplicação do metaverso está relacionado ao ensino à distância, visto que a criação de ambientes virtuais pode deixar a interação remota entre alunos e professores muito mais dinâmica, imersiva e didática.
E este cenário já está contribuindo para criar oportunidades nos mais variados setores da economia. Entre eles, podemos citar: vestuário, arquitetura, engenharia, mídia e entretenimento.
Projeções da Bloomberg Intelligence Unit, apontam que o metaverso deve movimentar até 800 bilhões de dólares até 2024.
Confira a seguir como este novo “universo digital” poderá contribuir para os resultados de uma empresa:
Criação de novas oportunidades de venda
Quando falamos em metaverso, as possibilidades são muitas, principalmente, em relação a oportunidades de venda.
Neste novo universo é preciso sair fora da caixa e pensar em novas possibilidades de atrair um público cada vez mais digital, rápido e exigente, por isso, dê asas à imaginação.
Um bom exemplo deste tipo de pensamento e inovação, é a aposta do McDonald ‘s que está investindo pesado na aquisição de bens digitais buscando marcar sua presença nessa nova tendência.
Sendo assim, a empresa pediu recentemente o registro de uma série de marcas para administrar no metaverso. E operar um restaurante virtual está entre os planos.
Existem algumas marcas que já estão alcançando excelentes resultados. Em parceria com a plataforma de games Roblox, a Nike lançou o seu próprio mundo virtual. Nesse local, os avatares usam produtos da marca e podem praticar diversos esportes de forma digital.
Melhor experiência com o consumidor
E não importa o ambiente, agradar o consumidor deve ser sempre o objetivo de uma empresa. E por quê não usar o metaverso para criar uma experiência mais imersiva e interativa com o cliente?
Seguindo essa proposta, o Boticário divulgou recentemente que firmou parceria com o jogo de realidade virtual Avakin Life. A ação com período limitado, prevê atividades exclusivas com disponibilização de conteúdo de vídeo, bots exclusivos, desafios e concursos.
Essa ativação será mais um passo na estratégia da marca de ampliar o diálogo e promover experiências diferenciadas que conectam o mundo “in e out game” com os mais diversos públicos.
Já pensou em futuramente divulgar o seu produto ou serviço em um ambiente digital? Oferecer um benefício exclusivo para um cliente que conheceu a sua loja no metaverso?
Por mais distante que isso possa parecer nesse momento, essa é uma grande tendência para o futuro, pense nisso!
Romper barreiras geográficas
Você já imaginou, visitar a Disney do sofá da sua casa, sem se preocupar com as taxas de câmbio?
É exatamente isso que isso o metaverso pode proporcionar. Isso porque através de um ambiente digital qualquer pessoa poderá conhecer os parques de diversão mais famosos do mundo sem estar fisicamente lá.
E a Disney já está em busca de transformar esse projeto em realidade. Recentemente o CEO da empresa, comunicou em uma entrevista que está ansioso para oferecer isso para os seus consumidores.
Um outro exemplo de romper as barreiras geográficas com o metaverso, está na possibilidade de uma pessoa realizar compras online através do ambiente virtual.
Imagine que você mora no litoral e está precisando comprar algumas roupas, mas no local em que está nenhuma loja te atende. Então, você acessa o ambiente virtual de um shopping que gosta muito, mas está localizado em outra região, e através de um óculos de realidade virtual visita as lojas, experimenta produtos, e faz as suas compras, assim sem sair fisicamente do lugar e com uma experiência extremamente imersiva.
Uma outra situação em que as barreiras geográficas podem ser desfeitas com o auxílio do metaverso é no trabalho home-office. Já pensou em participar de uma reunião em um ambiente virtual com colaboradores de regiões distintas, mas com muita interação, imersão e produtividade?
Isso será possível em breve, se depender de Microsoft e Facebook. As empresas estão desenvolvendo projetos para atender essa necessidade.
Provocar transformações no marketing digital
Para atrair esse público no metaverso será necessário repensar nas estratégias digitais, principalmente para as marcas que atuam com o e-commerce e lojas virtuais. Uma vez que, quase tudo que está no metaverso pode ser comercializado dentro dele.
Dessa forma, será necessário entender como as pessoas irão agir dentro deste universo digital, e como elas vão adequar os seus hábitos de consumo nessa nova realidade.
Mas, isso é assunto para um outro artigo! Fica ligado que em breve vamos falar sobre isso aqui no blog!
Contudo, ainda é cedo para garantir o sucesso do metaverso! Mas, uma coisa é certa, o comportamento das pessoas é que vai definir isso.
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