Desde de que Mark Zuckerberg divulgou os planos da empresa para embarcar no metaverso, muito se tem falado sobre esse tema. Mas, você já parou para pensar como o e-commerce irá se desenvolver na chamada por alguns de “nova internet”?
Se a sua resposta foi Não?! ? Presta atenção nesse artigo que vamos falar sobre os principais desafios e perspectivas para esse novo mundo virtual!
Como vai funcionar o e-commerce no metaverso?
Realidade aumentada, óculos 3D, avatares, experiências imersivas, estes são apenas alguns dos elementos que vão transformar a forma como o consumidor irá adquirir produtos online.
Ao contrário do que muitos acreditam, essa tecnologia não irá prejudicar o e-commerce, muito pelo contrário, ela surge para agregar valor à marca e a experiência do cliente.
Mas, como isso irá funcionar na prática?
Listamos a seguir as principais transformações que provavelmente irão ocorrer no e-commerce, ou já estão acontecendo, fica ligado!
Aquisição
A jornada do cliente vai mudar! Atualmente, há diversos caminhos que levam uma pessoa para adquirir um produto no e-commerce, mas na maioria das vezes, o interessado vê o anúncio de um determinado item que deseja adquirir no Google ou nas redes sociais e depois disso o desejo de compra é despertado. Em seguida, este consumidor acessa o site do e-commerce para finalizar a aquisição.
No metaverso, a conquista de novos clientes para o canal de compras será feita de outra forma. Ele pode estar jogando seu game favorito e ver o personagem principal utilizando um determinado produto, e a partir daí despertar o interesse! Ou ainda pode estar em um show no metaverso e ver um stand de uma marca que gosta, e ir conferir as novidades.
Bem diferente do que a jornada que costumamos ver hoje em dia, não é verdade? ?
Provadores virtuais
Uma novidade que provavelmente vai conquistar muitos consumidores é a possibilidade das marcas apresentarem seus produtos em 3D, onde estes interessados poderão simular a utilização para tomar a decisão de compra de uma forma mais confiante.
Para isto, as empresas estão criando showrooms virtuais no metaverso para expor produtos 3D.
Na prática, os consumidores (representados por avatares), poderão visitar lojas que tenham interesse, para analisar as informações de um determinado produto como: tamanho, preço, opções de modelos e cores, e depois disso, experimentarem em uma espécie de provador digital.
Atualmente, já temos alguns exemplos dessa prática, como no caso da Nike por exemplo, que através da plataforma Roblox, criou seu próprio mundo virtual, chamado de Nikeland. Nesse local, os avatares dos jogadores podem usar roupas da marca e até praticar esportes em espaços projetados com essa finalidade.
Outro exemplo, é o caso da marca de automóveis Fiat, que criou uma ferramenta chamada de AR Commerce para mostrar o seu novo modelo do carro Fiat Pulse, em tamanho real, possibilitando que o cliente interessado possa ver como o carro ficaria até na sua própria garagem.
Existem ainda outros projetos de empresas famosas que pretendem oferecer uma interação dos avatares dos clientes com os funcionários da loja através da realidade aumentada, surpreendente né! ?
Eventos online
Você já pensou em participar de um evento online interativo de um e-commerce?
No metaverso, isso poderá acontecer! As empresas poderão oferecer experimentações misturadas com entretenimento para estimular a compra!
Bem similar a live commerce, mas com muito mais interação e engajamento, pois, os consumidores poderão estar presentes através de hologramas, potencializando ainda mais a experiência.
Formas de pagamento
As compras no metaverso são efetuadas através de ativos digitais que funcionam como uma espécie de investimento financeiro e podem ser utilizadas para adquirir produtos, serviços, itens de customização de avatares, terrenos digitais, entre outros.
As transações são realizadas através de carteiras de criptomoedas, utilizado a tecnologia blockchain.
As moedas do metaverso mais conhecidas no momento são: Polygon (MATIC), Yeld Guild Games (YGG), UFO Gaming (UFO), entre outras.
Produtos digitais
Você sabia que no metaverso também existe a possibilidade de adquirir produtos digitais exclusivos para este novo mundo virtual?
Pois é, dá sim! E algumas marcas já estão começando a investir nisso!
Gucci e Burberry já embarcaram no metaverso comercializando “skins”, roupas ou “conchas” para personalizar o avatar.
Essa comercialização é realizada através das NFTs (tokens não fungíveis) que asseguram a veracidade e propriedade de bens digitais que podem ser usados apenas na nuvem.
Se você quiser entender um pouco mais sobre NFTs, clique aqui!
Construção de comunidade
E, por último, mas não menos importante, assim como nas redes sociais, no metaverso será possível construir comunidades com fãs da sua marca, para que eles possam se envolver de forma mais interativa e independente, gerando vinculos e vendas!
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