O Youtube é uma plataforma massiva de compartilhamento de vídeos que tem ganhado um alcance cada vez maior. Produzindo conteúdo para diversos segmentos e áreas de interesse, o app é uma excelente ferramenta para marcas e influenciadores que desejam se destacar.
E as pessoas estão consumindo este tipo de conteúdo cada vez mais, segundo pesquisas recentes divulgadas pelo Google, 86% dos brasileiros assistem vídeo na web, o que faz do Brasil o segundo país com mais horas de vídeo assistidos no YouTube, impressionante né!
No entanto, para analisar se o conteúdo do seu canal está sendo assertivo e conquistando a audiência, é necessário observar as MÉTRICAS DO YOUTUBE.
Mas, quais são elas? Confira a seguir a lista que preparamos a seguir para te ajudar!
Visualizações
O número de visualizações tanto do canal quanto dos vídeos individualmente devem ser acompanhados frequentemente.
Para ver estes dados, siga o passo a passo a seguir:
1- Acesse o YouTube Studio;
2- Veja no painel geral os dados sobre as visualizações do canal nos últimos 28 dias.
Agora, se você deseja ver as visualizações dos vídeos individualmente ou o desempenho do canal de forma mais abrangente, será necessário:
1- Acessar o YouTube Studio;
2- Clicar no menu >> ESTATÍSTICAS / ANALYTICS (localizado no canto à esquerda)
3- Nesta seção será possível checar o número de visualizações de acordo com um período pré-determinado ou avaliar o desempenho dos vídeos recentes. Conforme ilustram as imagens a seguir:
Visualizações de acordo com um período pré-determinado
Visualizações dos vídeos recentes
Duração média de visualização
Esta métrica mostra uma média estimada em minutos assistidos por visualização de cada vídeo postado. Vale ressaltar que o período para esta análise também pode ser editado.
Para observar estes dados, basta:
1- Acessar o YouTube Studio;
2- Clicar no menu >> ESTATÍSTICAS / ANALYTICS (localizado no canto à esquerda);
3- Selecionar a aba >> visão geral
Tempo de exibição (horas)
Outro dado muito importante para os criadores de conteúdo, é o tempo de exibição em horas do canal.
Para visualizá-lo, é só seguir o mesmo passo a passo, mostrado no tópico anterior.
Vale ressaltar que o período para esta análise também pode ser editado.
Inscritos
Essa é métrica corresponde ao número de espectadores que se inscreveram no seu canal. Ela também pode ser analisada de acordo com um período de tempo.
Para visualizar esse dado, será preciso:
1- Acessar o YouTube Studio;
2- Clicar no menu >> ESTATÍSTICAS / ANALYTICS (localizado no canto à esquerda);
3- Selecionar a aba >> visão geral
Vale ressaltar que o período para esta análise também pode ser editado.
Impressões
Aqui, estão representados o número de vezes que as suas miniaturas foram exibidas para os espectadores do YouTube através das impressões registradas.
Para visualizar essa métrica, é necessário seguir o tutorial abaixo:
1- Acesse o YouTube Studio;
2- Clique no menu >> ESTATÍSTICAS / ANALYTICS (localizado no canto à esquerda);
3- Selecionar a aba >> ALCANCE
Taxa de cliques de impressões
Esta métrica corresponde a frequência com que os internautas assistiram os vídeos do seu canal, após ver uma miniatura.
Para visualizá-la, é só seguir o mesmo passo a passo, mostrado no tópico anterior.
Fonte de tráfego
Para analisar a origem da sua audiência no canal, é de suma importância verificar a fonte de tráfego tanto externa quanto interna da plataforma.
Estes dados ficam disponíveis na seção ALCANCE (tutorial mostrado anteriormente).
Vídeos mais acessados
Outro métrica muito importante para os criadores de conteúdo, é o resumo dos vídeos mais acessados do canal. Esta lista é criada a partir do tempo de exibição.
Para visualizar essa análise, basta acessar o painel geral do YouTube Studio.
Público
Se você deseja compreender melhor sobre as características da audiência que está acompanhando o seu canal é de suma importância, analisar as informações disponíveis na plataforma.
Para fazer isso, basta seguir o passo a passo abaixo:
1- Acesse o YouTube Studio;
2- Clique no menu >> ESTATÍSTICAS / ANALYTICS (localizado no canto à esquerda);
3- Selecionar a aba >> público
Nesta seção é possível ver: a taxa de visitantes recorrentes, de novos visualizadores, localização, idade e até sexo das pessoas que assistem aos seus vídeos.
Contudo, vale ressaltar que os dados precisam ser analisados com uma certa frequência para adequar a estratégia de produção de conteúdo, a partir da interpretação dos resultados e do comportamento da audiência.
E, agora? Qual o seu próximo desafio? Comenta aqui para gente ??