Saiba quais são os tipos de anúncio do Google ADS
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Saiba quais são os tipos de anúncio do Google ADS

O Google Adwords é uma ferramenta de marketing digital muito eficaz. Mas, você sabia que existem diferentes tipos de anúncio que podem ser usados na plataforma? 

É sobre isso que vamos falar neste artigo, acompanhe!

Atingindo a pessoa certa, na hora certa, e com a mensagem certa, o Google Ads, como também é conhecido, possui diversas vantagens. E a principal delas, está relacionada ao custo benefício. Para publicar um anúncio, basta investir um valor fixo estipulado, a partir de R$ 6,00 por dia. 

Dessa forma, o ROI (Retorno sobre Investimento) é super positivo. No entanto, para alcançar estes resultados, será necessário definir uma estratégia de marketing e investimentos, baseada nas taxas de conversão, objetivos, branding e muito mais. 

Utilizando essa ferramenta é possível escolher modelos diferenciados de anúncios, definir onde eles vão ser exibidos, determinar segmentação de público e até restringir por localização. 

Veja a seguir os diferentes tipos de anúncios/campanhas que podem ser utilizados na plataforma!

Rede de Pesquisa

Esse modelo de anúncio com certeza é o mais conhecido. Ele aparece geralmente no topo da página do buscador, quando o internauta digita alguma palavra-chave no Google. 

Esse anúncio aparece em formato de texto nos três ou quatro primeiros resultados do buscador. 

Conforme ilustra a imagem a seguir: 

Saiba quais são os tipos de anúncio do Google ADS

Dessa forma, quando o internauta pesquisar por termos que você cadastrou na sua campanha, o anúncio será exibido para ela.

Esse tipo de anúncio é indicado para quem deseja aumentar as vendas ou gerar mais acesso em um site ou blog. 

Rede de Pesquisa dentro do Youtube

Quem nunca estava assistindo um vídeo no Youtube e de repente se deparou com um anúncio? Provavelmente, você já passou por essa situação!

Esse formato tem gerado bons resultados, pelo aumento de visualizações da plataforma e pela forma em que eles aparecem, chamando a atenção dos usuários. 

O Youtube possui 4 formatos diferentes para a publicação de anúncios. Veja a seguir quais são eles:

Anúncios TrueView in-steam

São as publicidades que aparecem no início, meio e fim dos vídeos publicados no Youtube. Elas podem ser puladas pelo espectador após 5 segundos de exibição.

Atualmente, também existem os anúncios in-stream não puláveis que tem 15 segundos de duração e também são exibidos no início, meio e fim dos vídeos do Youtube. O internauta é obrigado a assistir o vídeo publicitário, para continuar a consumir o conteúdo escolhido. 

Esse formato de campanha é indicado para marcas que desejam vender mais, gerar leads, atrair tráfego, aumentar o alcance e gerar reconhecimento de marca.

Vale ressaltar que estes vídeos também podem aparecer em sites e aplicativos parceiros do Google. 

Anúncios TrueView Discovery

Aqui, os anúncios são exibidos como sugestão de vídeo em uma pesquisa do Youtube ou ao lado dos vídeos relacionados. 

Assim, como na pesquisa do Google, eles são exibidos de acordo com as palavras-chave cadastradas. 

Os anúncios TrueView Discovery são indicados para promover um determinado produto, principalmente lançamento, ou autoridade de marca. 

Anúncio de vídeo bumper

Prático, simples e super rápido, esse modelo de anúncio possui duração máxima de 6 segundos e não podem ser pulados pelo internauta. Ele também é exibido antes, no meio ou após o vídeo escolhido. 

Para atrair a atenção da audiência ele deve conter uma mensagem curta e impactante. 

Contudo vale ressaltar que as campanhas de vídeo podem ser apresentadas tanto no Youtube quanto em sites parceiros e anúncios de display. 

Rede de Display

Sabe quando você está lendo algum artigo em um blog ou site e aparece anúncios no meio do texto ou nas laterais? 

Esse é o anúncio de rede de display! 

Neste tipo de campanha o principal objetivo é atingir públicos relevantes, ou seja, uma persona mais qualificada. 

Para configurá-la no Google Ads basta listar sites específicos ou relacionados a um tema que você deseja impactar a audiência. 

Você pode fazer essa segmentação, por: 

  • Tópicos
  • Interesses
  • Palavras-chave
  • Canais 

Google Shopping

Indicado para quem vende produtos na internet, esse tipo de anúncio aparece em uma barra no início da busca, onde as palavras-chaves são digitadas.

Conforme ilustra a imagem a seguir:

Saiba quais são os tipos de anúncio do Google ADS

Além da conta cadastrada no Google Ads, para criar esse artigo é preciso registrar todos os seus produtos no Merchant Center. Assim, a plataforma consegue “puxar”, todo o catálogo da sua loja virtual com fotos, valores e outras informações relevantes. 

Esse tipo de campanha geralmente gera leads qualificados, aumenta a sua venda e amplia a presença digital da marca. 

Vale ressaltar que além do guia “Shopping”, os produtos cadastrados aparecerem na aba “Google Imagens”, em sites parceiros e na rede de display;

Anúncio de remarketing

Outro tipo de anúncio que possui excelentes resultados no Google, são os de remarketing, ou seja, aquelas publicidades que aparecem em decorrência a visita anterior a algum e-commerce ou marketplace.

Atualmente existem diversas regras para essa exibição, mas a mais utilizada no momento, é a de carrinho abandonado, onde o usuário não concluiu a compra por um determinado problema. 

Este tipo de campanha é indicado para aproveitar esse interesse do consumidor e fazer com que ele não esqueça do seu produto ou serviço, e de preferência, volte para interagir com a marca ou até mesmo comprá-lo. 

Os anúncios de remarketing funcionam através de um cookie que fica armazenado no computador do internauta, após a visita no site do anúncio. 

Esse tipo de campanha é exibida em sites parceiros e na rede de display.

Anúncio para aplicativo

Indicado para empresas que têm aplicativos, esse tipo de anúncio tem como principal objetivo gerar downloads em mais dispositivos móveis.

Eles podem ser exibidos na rede de pesquisa, no Google Play, no Youtube, Discover e outros aplicativos. 

Vale ressaltar que o anúncio é exibido a partir da utilização de um algoritmo inteligente que rastreia e exibe o anúncio para pessoas que possuem mais chance de fazer o download. 

Anúncios inteligentes

As campanhas inteligentes têm como principal objetivo destacar as características principais de uma empresa, a partir da utilização de palavras-chaves. Estes anúncios são exibidos para atrair clientes em potencial em sua área de localização, a partir de buscas na rede de pesquisa, Youtube, Gmail, Google Maps e em sites parceiros.

Eles também podem ser apresentados para internautas que estão fora da sua área geográfica, mas que pesquisaram os termos cadastrados na campanha. 

Neste modelo, é possível criar campanhas para divulgar diferentes vantagens da sua empresa, mas para cada conjunto é aconselhável cadastrar palavras-chaves correspondentes ao tema. 

Se você tem uma doceria, por exemplo, é possível cadastrar uma campanha com o termo “doces finos” e outros com “bolo caseiro”. 

Anúncios Discovery

Este tipo de campanha oferece às empresas a possibilidade de criar experiências personalizadas de anúncio, pois, alcança os clientes que estão muito interessados no tema cadastrado, usando a meta de lances e orçamento que você definiu anteriormente. 

Eles são vinculados na “página inicial” e “assistir agora” do Youtube, no Discover, na aba “promoções” e “social” do Gmail.  

Você pode usar esse tipo de anúncio para:

  • Impulsionar vendas;
  • Promover Newsletters;
  • Gerar visitas ao site;
  • Aumentar o alcance e visualização de vídeos;
  • Incentivar as ações das pessoas que já conhecem a sua marca e tem maior probabilidade de interagir com ela;
  • Ampliar o engajamento no seu canal do Youtube.

Contudo, vale ressaltar que para utilizar esse tipo de anúncio é necessário atender as políticas de publicidade personalizada e as políticas do Google Ads. E ter ativado a inclusão de tag em todo o site da conta. 

Esse conteúdo foi útil para você? Se você quiser aprender um pouco mais sobre Google Ads, clique aqui! 

 


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