O TikTok veio para ficar! A rede social que virou “febre” durante a pandemia tem se tornado cada vez mais popular no Brasil, e as empresas estão investindo pesado na produção de conteúdo na ferramenta, para alcançar novos públicos e estimular as vendas.
Mas, como saber se a estratégia está dando certo?
Para isso, será necessário acompanhar as métricas do TikTok e analisar os resultados, adequando o que for necessário para alcançar os objetivos.
Neste artigo, você vai aprender como visualizar os principais dados da ferramenta. Vem com a gente!
Quem pode visualizar as métricas do TikTok?
Antes de mais nada é necessário explicar que para visualizar as métricas do TikTok é preciso ativar a conta Pro. Ela funciona semelhante ao Instagram Business, e tem como principal objetivo fornecer ideias para os criadores de conteúdo e apresentar ferramentas para acompanhar o desempenho e engajamento do perfil.
Confira a seguir como trocar a sua conta para o TikTok Pro:
1- Abra o aplicativo e clique em >> perfil
2- No canto superior direito, pressione o ícone >>
3- Uma caixa de diálogo irá aparecer, clique em >> configurações e privacidade
4- Toque em gerenciar conta.
5- Em seguida, clique em >> trocar para conta corporativa.
6- Uma mensagem com as principais funcionalidades da conta Pro irá aparecer para você! Clique em >> avançar
7- Agora, é só escolher qual categoria deseja. Veja qual opção tem mais relação com a sua empresa. Em seguida, toque no botão avançar.
8 – Prontinho! Uma mensagem de boas-vindas será exibida para você.
Como visualizar as métricas do TikTok?
Agora que a sua conta Pro foi ativada, chegou a hora de conhecer quais são os dados que o TikTok fornece para análise.
Vale ressaltar que estas informações são apresentadas em 4 categorias principais: visão geral, conteúdo, seguidores e LIVE.
Veja a seguir quais são as métricas exibidas em cada uma delas, acompanhe!
Visão Geral
Aqui são apresentados os dados conjuntos de: engajamento, seguidores, conteúdo e live. Esta análise não contém detalhes e pode ser feita nos últimos 7, 28 ou 60 dias. É possível ainda criar um período personalizado, de acordo com a necessidade, para até 60 dias.
As métricas exibidas nesta seção são:
- Visualização de vídeo;
- Visualização de perfil;
- Curtidas;
- Comentários;
- Compartilhamentos;
- Seguidores totais;
- Conteúdo;
- LIVE.
Para visualizar estes dados, siga o tutorial abaixo:
1- Abra o aplicativo e clique em >> perfil
2- No canto superior direito, pressione o ícone >>
3- Uma caixa de diálogo irá aparecer, clique em >> configurações e privacidade.
4- Toque em >> análise.
5- Prontinho, agora é só selecionar o período que deseja visualizar os dados.
Conteúdo
Se você precisa analisar as métricas de forma mais abrangente, a sessão de conteúdo não deve ser esquecida! Nela, será possível encontrar informações como total de publicações nos últimos 7 dias e vídeos mais populares.
Para visualizar estes dados, basta seguir o passo a passo acima, e selecionar na guia superior a opção >> conteúdo.
No entanto, em alguns momentos será necessário avaliar o desempenho de cada vídeo postado. Você pode fazer isso de duas formas:
1- Acessando a guia de conteúdo e clicando sobre os últimos vídeos publicados.
2- Clicando em cima do vídeo na página de perfil do TikTok e apertando o botão >> mais dados.
Em seguida, irá aparecer uma tela conforme a imagem abaixo:
Nela, são apresentadas as métricas:
- Total de visualizações do vídeo;
- Total de compartilhamentos, comentários, curtidas;
- Tempo de reprodução total;
- Tempo médio de visualização;
- Assistiu ao vídeo completo (porcentagem de espectadores que assistiram ao vídeo inteiro);
- Público atingido;
- Visualizações do vídeo por seção;
- Visualizações do vídeo por região.
OBS: Todos os dados estão disponíveis apenas para os últimos 7 dias.
Dica: Para uma análise mais comparativa, você pode somar o envolvimento total (compartilhamentos, comentários e curtidas) dos usuários com um vídeo e dividir pelo número total de vídeos que você postou dentro de um período de tempo escolhido, como por exemplo, 1 semana, 15 dias ou até 1 mês. Desta forma, será possível obter uma taxa média de engajamento.
Seguidores
Assim como em qualquer outra rede social, ter muitos seguidores é excelente para uma estratégia eficaz. Por isso, acompanhar essa métrica é de extrema importância!
Para visualizar estes dados, você deve seguir o passo a passo acima, e selecionar na guia superior a opção >> seguidores.
Aqui, são apresentadas as métricas:
- Total de seguidores;
- Novos seguidores (referente ao período selecionado na guia geral);
- Taxa de crescimento;
- Gênero;
- Principais territórios;
- Atividade do seguidor.
Dica: Procure comparar a taxa de crescimento em diferentes períodos! Isso ajuda a analisar o trabalho desenvolvido com mais profundidade.
Live
Pouco utilizado até o momento, você sabia que o TikTok também tem a possibilidade de transmitir lives?
E, se a sua empresa já utilizou essa ferramenta é necessário analisar os resultados para acompanhar o desempenho e planejar as próximas transmissões.
Para visualizar estas métricas, basta seguir o passo a passo acima, e selecionar na guia superior a opção >> Live
Nesta sessão, você vai visualizar:
- Total de visualizações;
- Novos seguidores;
- Total de tempo;
- Maior número de espectadores;
- Espectadores individuais;
- Diamantes.
OBS: Esta análise pode ser feita nos últimos 7 ou 28 dias.
Contudo, vale ressaltar que as métricas do TikTok te ajudam a entender o desempenho do seu perfil de forma geral. Mas, números sem estratégia não valem de nada! Por isso, analise as informações, reflita, olhe os concorrentes e veja como estes dados podem te ajudar a ter insights preciosos.
E, você sabia que a Etus oferece para seus clientes a possibilidade de emitir relatórios completos para o TikTok? Não! Então, clique aqui agora mesmo!