Você sabia que é possível monetizar o TikTok?
Não!! Então presta atenção nesse artigo que é disso que vamos falar!
Antes de mais nada, é necessário mencionar que o TikTok tem atualmente 4,72 milhões de usuários no Brasil, e a cada dia que passa esse número continua a crescer, o que indica um importante potencial da plataforma no país.
No entanto, quando o TikTok chegou no Brasil muitos usuários conseguiram ganhar dinheiro através das indicações para outras pessoas conhecerem a plataforma.
Atualmente, essa funcionalidade continua disponível para todos as contas, independente do tempo de criação do perfil. Mas, muitas pessoas não sabem dessa informação e acabam desperdiçando essa oportunidade.
Quer aprender a criar o código convite, acompanhe o tutorial a seguir:
1- Abra o app do TikTok e faça login na sua conta.
2- Em seguida, clique no ícone de moeda no canto superior direito do app .
3- Na nova tela, aparecerá uma mensagem com o código convite.
4- Clique no botão Convidar e escolha a melhor forma de enviar o código. Você pode fazer isso pelo Whatsapp, Email, Telegram, Facebook ou copiar o link e enviar de outra forma.
Mas, atualmente, além dessa opção existem outras maneiras de monetizar o TikTok. Veja a seguir quais são elas:
Criar conteúdo de marca
Assim como em qualquer outra rede social, os influenciadores do TikTok estão conseguindo obter excelentes rendimentos utilizando a plataforma para criar conteúdos de marca promovendo bens ou serviços.
No entanto, para fazer esse tipo de publicidade de acordo com as leis e normas da plataforma, será necessário informar com clareza quando há um relacionamento comercial entre o perfil e uma empresa.
Para isto, você deverá ativar a opção conteúdo de marca. Veja a seguir como fazer:
1- Toque em >> Mais opções na tela Publicar.
2- Em seguida, clique em >> conteúdo de marca.
3- Deixe a opção ativada
Quando você aciona essa opção na publicação, o TikTok automaticamente adiciona uma marca, uma espécie de aviso legal (#ad ou #publicidade) no conteúdo postado.
4- Volte para a tela inicial, e clique em >> Publicar. Repare na imagem a seguir a indicação automática de publicidade que o TikTok aplicou no vídeo.
OBS: Se você desejar, será possível também, vincular a campanha no TikTok Creator Marketplace.
Para fazer esse tipo de parceria, basta conversar diretamente com empresas que estejam interessadas no seu perfil. Durante a negociação, as companhias geralmente solicitam um mídia kit com seus dados de audiência, que podem ser encontrados na aba “ Análise” e os detalhes são conversados posteriormente.
Se você desejar verificar tudo o que pode ou não pode ser feito nesse tipo de divulgação, clique aqui e veja a Política de conteúdo de marca do TikTok.
Receber presentes em LIVEs
O TikTok permite que os espectadores das Lives realizadas na plataforma, além de interagir em tempo real com os criadores de conteúdo, envie “presentes” para demonstrar que curtiram a transmissão ao vivo.
No entanto, para fazer isso, o usuário precisa ter idade superior a 19 anos e não ter uma conta corporativa (TikTok Business).
Vale ressaltar que apenas as LIVEs que possuem o ícone de “Presente” nos comentários poderão receber esse benefício do espectador.
Acompanhe a seguir como funciona o processo:
1- Durante a transmissão o usuário precisará tocar no ícone presente na parte inferior do vídeo.
2- Caso seja a primeira doação, aparecerá uma mensagem “pacote de presentes de boas-vindas”, caso contrário, outras opções de valores serão apresentadas.
3- Em seguida, o usuário deverá escolher qual presente deseja dar para o criador.
4- Em alguns casos, será necessário recarregar as moedas. Para fazer isso basta seguir as instruções que aparecerão na tela.
5- Para finalizar o processo, o usuário clica em enviar.
Pronto! As moedas serão destinadas ao criador da live e podem ser acumuladas para depois serem trocadas por dinheiro real.
Utilizar o marketplace do TikTok
Outra forma de monetizar o TikTok é o Marketplace de Criadores de Conteúdo. Essa ferramenta nada mais é do que uma plataforma oficial de colaboração entre marcas e criadores.
Através dela, você pode vincular seu vídeo à sua campanha do Marketplace para compartilhar análises de publicação com seu parceiro de marca.
Ou ainda, encontrar marcas que possam se interessar pelo seu perfil. Visto que o Marketplace facilita o contato entre as partes, colaborando na criação de parcerias que podem te render bons resultados.
Oferecendo produtos ou serviços da sua empresa
E por último mas não menos importante, temos a possibilidade de aproveitar o alcance e engajamento do TikTokl para vender os produtos ou serviços da sua empresa.
E aqui não importa o tamanho ou nicho de mercado! O céu é o limite! Basta ter criatividade para oferecer os itens e conquistar a audiência.
Mas, não esqueça de deixar a sua BIO bem configurada com as informações principais da sua empresa, como telefone, link para o seu site comercial ou mídia kit.
Esse conteúdo foi útil para você? Se você quiser aprender um pouco mais sobre TikTok, clique aqui.
Oi, está pedindo para eu finalizar as informações de pagamento do tiktok, como faço? Qual o valor médio que eu devo colocar lá?
Olá Ivanilson, tudo bem! O custo com anúncios no TikTok deve ser, no mínimo, de US$ 50 (cerca de R$ 281) por dia no caso de uma campanha. Já o valor diário para grupos de anúncios deve ser de pelo menos US$ 20 (R$ 112 em conversão direta).
E eu pensando que era só fazer um canal e ter inscritos pra ganhar dinheiro. Não é tão fácil quanto parece!!!
Sim Isa, tem muito trabalho e estratégia envolvidos em um perfil de sucesso! Fica de olho aqui no blog que sempre temos dicas sobre marketing digital e redes sociais. ??
Oi
Olá Maria, tudo bem? Podemos ajudar em algo?